Por que uma empresa precisa de estratégias eficientes de digital branding?

Equipe Autêntica Business - Publicado na categoria Resenhas & Trechos em 09/04/2020


O atual cenário obriga gestores de marketing e de comunicação a rever constantemente suas estratégias, táticas e métodos para darem conta da difícil missão de manter os consumidores engajados com suas marcas.

A popularização da internet viabilizou uma verdadeira revolução no marketing e na comunicação; hoje, a maioria dos negócios estão (ou deveriam estar) online, entregando aos consumidores uma ampla gama de possibilidades para estabelecer relacionamentos mais duradouros com as empresas – relacionamentos leais, éticos e, sobretudo, sinceros.

Para que as marcas se evidenciem nesse cenário, é preciso elaborar uma estratégia de branding para ser aplicada às mídias digitais e todas às demais tecnologias emergentes, desenvolvendo interações com os consumidores por meio de seus dispositivos digitais e auxiliando as empresas a se destacarem de seus concorrentes. No digital branding, esse destaque se dá não apenas pelo fato de as empresas terem os melhores produtos ou por oferecerem os melhores serviços, mas por terem uma postura coerente online, que busca resolver os problemas de sua audiência.

Construir uma marca na era digital é vital para o sucesso de uma empresa – e é isso que o livro Digital Branding, de Daniel Rowles, lançado pelo selo editorial Autêntica Business, explora em suas mais de 300 páginas. Rowles esclarece os temas mais relevantes do marketing digital de modo profundo e pragmático, preparando o profissional de marketing para lidar com a complexidade da construção e da gestão de marcas em um mundo cada vez mais digital.

Emitir opiniões na internet acerca de produtos, empresas e serviços tem sido cada vez mais fácil e, com isso, as marcas têm cada vez menos controle sobre o que é dito em relação a elas. Isso significa que um consumidor pode facilmente ter acesso às opiniões de outros consumidores sobre um determinado produto e, assim, pode acabar sendo influenciado em sua decisão de compra. Portanto, é de fundamental importância ter cuidado com a imagem digital que uma marca transmite. Para ajudar os profissionais e empresas a entenderem o processo de digital branding, apresentamos dois pontos explorados pelo autor e que podem fazer a diferença no estabelecimento da sua marca online.

Público-alvo


O marketing digital permitiu que as empresas se envolvessem com seus clientes e potenciais clientes, traçando estratégias para ajudar a entendê-los. É crucial compreender quem é o seu público-alvo, o que ele deseja e saber qual é sua dor. Uma estratégia de digital branding bem desenvolvida, feita com base em estudos de público-alvo, cria a possibilidade de um diálogo entre o cliente e marca. As mídias sociais e a análise de dados trouxeram um meio para que tenhamos respostas certeiras, sem que seja preciso tentar adivinhar ou especular sobre quem são as pessoas que consomem a marca e quais são suas principais características.

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Seus concorrentes estão online


Para que uma empresa alcance o sucesso, é importante prestar atenção ao que seus concorrentes estão fazendo e como se posicionam. Não pense nos seus concorrentes como um inimigo que você precisa derrotar, mas sim como pessoas que têm algo a ensinar.

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No marketing e no branding digital, fatores como a relevância que o produto terá para o público, a comunicação sobre o produto e a forma de distribuição são pontos que podem fazer a diferença para uma marca. Quando começar a pesquisar sobre as estratégias que seus concorrentes estão utilizando, você terá uma ideia do que está e do que não está funcionando. Independentemente de qual seja o seu tipo de negócio, seus concorrentes estarão online.

O digital branding é uma metodologia desenvolvida para capacitar profissionais de marketing e comunicação a extraírem o que há de melhor a partir das tecnologias digitais, criando estratégias que aumentam o impacto e os resultados de suas marcas e empresas.

Ter uma estratégia digital branding diferenciada é algo que requer tempo e esforço; Daniel Rowles, em Digital Branding, identifica as atitudes corretas e quais são as ferramentas que podem ser usadas para que esse objetivo seja facilmente alcançado, sem precisar de grandes investimentos.

Leia dois capítulos do livro Digital Branding: Capítulo 1 e Capítulo 8.

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