Por que ler poesia para as crianças?

Equipe - Publicado na categoria Dicas de leitura em 03/02/2022


Livros de poesia têm um valor especial para o desenvolvimento das crianças, ajudando nas habilidades que irão contribuir para o processo de alfabetização e a fluência de leitura. Ao ler e escutar alguém lendo poesias, a criança assimila o conceito de rima, compreende o que é ritmo na leitura e a pronúncia correta das palavras.


A poesia também exerce uma função muito importante: exercita a memória. Ao decorar os versos a criança está praticando uma habilidade que será imprescindível em sua educação, para que seja capaz de aprender com eficiência.
Os versos incentivam a criança a brincar com as palavras. Ao ler poesia, ela escuta como as palavras podem ser transformadas ou transportadas de lugar para construir rimas. Os livros de poesia são ótimos para os leitores iniciantes, principalmente por serem curtos e possuírem rimas que dão dicas sobre a próxima palavra a ser decodificada, através do som. Além disso, as poesias são dinâmicas: podem ser doces, engraçadas, tristes, emocionantes, e agradam todas as idades.


A poesia é fonte de incentivo à imaginação e o pensamento abstrato. As crianças assimilam as representações e metáforas, compreendem a versatilidade da língua e como a forma como organizamos as palavras podem provocar sensações e reflexões diferentes. Na biblioteca das crianças, livros de poesia devem ter um lugar de destaque.

Confira 5 livros que as crianças vão amar:


O boneco Maluco e outros poemas, de Elias José

left


Chá de sumiço e outros poemas assombrados, de André Ricardo Aguiar

left


Poesia na varanda, de Sonia Junqueira

left


Abraço de pelúcia e mais poemas, de Marta Lagarta

left

Tags:  literatura infantil,  crianças,  rima,  poemas,  infantojuvenil,  livro infantil,  poesia homoerótica


Comentários