Livros que viraram filme

Equipe - Publicado na categoria Dicas de leitura em 19/01/2022


O livros sempre serviram de alimento para a imaginação de cineastas, e as adaptações de obras literárias para a telona ajudam o espectador a enxergar personagens e cenários através de outros olhares. Alguns clássicos da literatura foram transformados em excelentes longas para serem assistidos em família.


Peter Pan
A história de Peter Pan foi criada, originalmente, para o teatro pelo escritor James Matthew Barrie, tornando-se um livro homônimo publicado em 1911. De lá para cá, a história do menino que não queria crescer foi adaptada diversas vezes para o cinema. Duas dessas adaptações permaneceram no imaginário do público, sendo uma delas a conhecida animação dos estúdios Disney, lançada em 1953, que pode ser encontrada na plataforma de streaming Disney+. Tratando-se de live action, a versão mais conhecida de Peter Pan é o filme de 2003 estrelado por Jeremy Sumpter. Mantendo-se fiel ao original, o longa recebeu boas críticas e é o filme perfeito para uma sessão pipoca em casa, pela Netflix.
Conheça nossa edição de Peter Pan


O jardim secreto
Escrito pela inglesa Frances Hodgson Burnett e publicado em 1911, O jardim secreto acompanha Mary Lennox, uma garota que, ao ir morar com o tio, descobre um jardim abandonado há mais de dez anos. Ao lado do amigo Dickon e do primo Colin, Mary redescobre o jardim e altera o destino de toda a família. O jardim secreto recebeu cinco adaptações para o cinema e TV, sendo a primeira em 1919. Duas versões, as mais atuais, são de fácil acesso e merecem ser assistidas pelas crianças. A adaptação de 1993, estrelada por Kate Maberly, foi sucesso de crítica e público, e incluída na lista do British Film Institute de “50 filmes que você deve assistir antes dos 14 anos.” O filme está na Globoplay. A adaptação de 2020, estrelada por Dixie Heyman como Mary Lennox e Colin Firth como seu tio ranzinza, também mostra-se como uma versão fiel ao livro de Burnett, e pode ser assistido no HBO Max.
Também quer conhecer o livro? Clique aqui


Alice no País das Maravilhas
O famoso livro escrito por Lewis Carroll foi lançado em 1865, e é uma das obras juvenis mais conhecidas do mundo, traduzida para mais de 97 idiomas. São inúmeras as adaptações de Alice no país das maravilhas, para os mais diversos meios. A mais famosa delas é a animação da Disney, lançada em 1951. Muito tempo depois, em 2010, foi lançado o live action dirigido por Tim Burton, também pelos estúdios Disney. Os dois filmes estão disponíveis na Disney + para qualquer um que queira mergulhar no universo criado por Lewis Carroll.
Assistiu ao filme e sentiu vontade de conhecer mais sobre a obra? Clique aqui


O Pequeno Príncipe
Outra obra reconhecida e amada por pessoas do mundo inteiro, O Pequeno Príncipe, clássico de Antoine de Saint-Exupéry, é também um campeão de adaptações. O filme mais recente, lançado em 2015, é uma animação francesa em stop motion que, apesar de não reproduzir fielmente a obra de Saint-Exupéry, consegue captar toda a sua essência. A animação está disponível no Amazon Prime.
Conheça a nossa edição de O Pequeno Príncipe


Conheça mais a fundo as adaptações de O Pequeno Príncipe aqui

Tags:  infantojuvenil,  o jardim secreto,  pequeno príncipe,  alice,  peter pan,  filmes,  os homens que salvavam livros


Comentários