Leia um trecho de "Rediscutindo a mestiçagem no Brasil", de Kabengele Munanga

Publicado na categoria Resenhas & Trechos em 13/05/2020


Em Rediscutindo a mestiçagem no Brasil, publicado originalmente em 1999, o professor Kabengele Munanga recoloca em discussão, à luz do discurso pluralista emergente (multiculturalismo, pluriculturalismo), os verdadeiros fundamentos da identidade nacional brasileira, convidando pesquisadores da questão para rediscuti-la e melhor entender por que as chamadas minorias, que na realidade constituem maiorias silenciadas, não são capazes de construir identidades políticas verdadeiramente mobilizadoras. E essa discussão não pode ser sustentada sem que se coloque no bojo da questão o ideal do branqueamento, materializado pela mestiçagem e seus fantasmas.

Doutor em Antropologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Departamento de Antropologia da mesma instituição e autor de vários trabalhos na área de Antropologia da População Negra Africana e Afro-Brasileira, Kabengele revisitou, em 2019, seu trabalho em Rediscutindo a mestiçagem no Brasil. Na ocasião, acrescentou novas análises, levando em consideração o período de vinte anos desde a publicação original e o lançamento da quinta edição da obra.

Além de um novo capítulo e de novas considerações nas conclusões, o livro foi enriquecido, também, com uma apresentação da professora Nilma Lino Gomes, doutora em Antropologia Social pela USP, pós-doutora em Sociologia pela Universidade de Coimbra, e professora titular da Faculdade de Educação da UFMG, além de coordenadora da coleção Cultura Negra e Identidades.

A seguir, disponibilizamos o texto da professora Nilma que abre a quinta edição de Rediscutindo a mestiçagem no Brasil. Você também pode fazer o download gratuito do trecho em PDF.

Apresentação à quinta edição


A edição atualizada do livro Rediscutindo a mestiçagem no Brasil, do professor Kabengele Munanga, é realizada em um momento de mudanças expressivas na sociedade brasileira e no contexto das relações étnico-raciais. O autor relê seu livro e neste insere novas análises, considerando o período de vinte anos que separam esta publicação da sua primeira edição, em 1999.

Ao longo desses vinte anos, o Brasil viveu um processo de aperfeiçoamento do Estado Democrático de Direito, em especial no período entre 2003 e o início de 2016, quando governos de esquerda comprometidos com a superação das desigualdades e sensíveis às demandas dos movimentos sociais assumiram o governo federal e os de alguns estados e municípios. De 2016 até o ano desta nova edição, a sociedade brasileira vem passando por um sério momento, em que sua democracia tem sido posta em risco.

O ano de 1999 foi um ano que representou não só a entrada no século XXI como, também, uma mudança significativa nas lutas do Movimento Negro em prol dos direitos da população negra e do combate ao racismo. A partir dos anos 2000, assistimos o Estado brasileiro ser pressionado pelo Movimento Negro, pelos movimentos sociais aliados da luta antirracista e pelos próprios dados oficiais sobre as desigualdades raciais coletados pelo Instituto Econômico de Pesquisa Aplicada (IPEA) a assumir internacionalmente, por meio de sua diplomacia, durante a Conferência de Durban, em 2001, na África do Sul, que existia racismo no Brasil e, em decorrência disso, comprometer-se a implementar políticas de ações afirmativas para a superação desse fenômeno perverso.

Essa vitória do Movimento Negro e de todas e todos que lutam por um país democrático e por uma sociedade que se construa e se reconstrua antirracista e antissexista possibilitou mudanças significativas no campo da igualdade racial. Vivenciamos a implementação de uma série de políticas de ações afirmativas com o foco no combate ao racismo na esfera federal, nas administrações estaduais, municipais e distrital, bem como no campo jurídico e legislativo. As universidades públicas estaduais e federais foram pressionadas e indagadas pelo Movimento Negro e demais movimentos aliados da luta antirracista a se posicionarem diante da sub-representação de jovens negros no ensino superior, comprovada por dados oficiais. Várias dessas instituições passaram a adotar políticas acadêmicas para populações negras e indígenas como medidas de democratização do acesso e de permanência da juventude negra nesses espaços.

Programas de dotação para a pesquisa de fundações internacionais, editais voltados para a implementação de ações afirmativas, o fortalecimento dos estudantes cotistas e o financiamento de pesquisas com a temática racial e africana foram instaurados. Mais núcleos de estudos afro-brasileiros passaram a se constituir nas universidades e faculdades públicas e privadas, e uma organização de pesquisa voltada para as questões afro-brasileiras e africanas nas diversas áreas do conhecimento foi organizada – a Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) (ABPN), a qual passou a realizar, bianualmente, o Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros (COPENE).

Nesse contexto, algumas ações institucionais também foram criadas por meio de políticas públicas, e merecem destaque: em 2003, tivemos a sanção presidencial da Lei 10.639/03, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9.394/96), instituindo a obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana e afro-brasileira nas escolas de Educação Básica. Também nesse mesmo ano, tivemos a aprovação do Decreto 4.887/03, que regularizou o procedimento de reconhecimento das terras e territórios quilombolas em atendimento ao artigo 68 das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição Federal de 1988.

Naquele mesmo ano, o Brasil teve, pela primeira vez, um órgão voltado para a superação do racismo, a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), e o Ministério da Educação (MEC) passou a contar com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD). Lamentavelmente, essas duas medidas importantes para a garantia de políticas de igualdade e de equidade racial na sociedade brasileira, principalmente no campo da educação, sofreram ataques conservadores em 2019. A SEPRIR perdeu seu status de secretaria e foi totalmente descaracterizada, e a SECAD foi extinta.

Em 2010, após longos anos de tramitação, foi aprovado, pela Lei 12.288/10, o Estatuto da Igualdade Racial. Em 2012, o Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou, por unanimidade, o princípio constitucional das ações afirmativas. Essa decisão impulsionou a aprovação da Lei 12.711/12, que instituía uma política de cotas para ingresso de estudantes autodeclarados pretos, pardos e indígenas nas universidades e demais instituições federais de ensino técnico de nível médio, bem como a Lei 12.990/14, que reserva aos negros 20% das vagas oferecidas nos concursos públicos para provimento de cargos efetivos e empregos públicos no âmbito da administração pública federal, das autarquias, das fundações públicas, das empresas públicas e das sociedades de economia mista controladas pela União, que, por sua vez, estimulou também iniciativas semelhantes nos estados e municípios brasileiros.

Essa rápida síntese das mudanças da sociedade brasileira na construção de uma agenda política antirracista só foi possível devido à ação incansável do Movimento Negro, que, de forma arguta e sensível, lutou para transformar as suas denúncias históricas em políticas de Estado. Há uma inflexão nas estratégias de luta do Movimento Negro, de mulheres negras, quilombola e da juventude negra. Passamos a contar não mais com negras e negros organizados de forma coletiva ou individualmente e denunciando o racismo, mas explicitando-o por meio de evidências concretas e cobrando dos governos democráticos que assumiram o Estado brasileiro de 2003 ao início de 2016 um posicionamento coerente com os compromissos sociais assumidos durante as campanhas e, principalmente, com a meta de superação do racismo assumida internacionalmente durante a Conferência de Durban.

Os anos 2000 também se apresentaram como um momento de desvelamento da realidade do racismo e da desigualdade racial brasileira, expostos pelas próprias pesquisas realizadas pelos institutos oficiais ligados ao governo federal e pelas investigações acadêmicas, principalmente aquelas conduzidas por um grupo de pesquisadoras e pesquisadores negros pertencentes às Instituições do Ensino Superior (IES) públicas e privadas.

Contudo, esse processo não foi simples, e as políticas e decisões adotadas nem sempre foram recebidas de forma amistosa e pacífica. Muitas opiniões, ações, ataques contrários à adoção de medidas e políticas de combate ao racismo foram desencadeados por setores contrários, grupos conservadores, eminentes antropólogos e sociólogos não-negros – alguns dos quais construíram sua carreira de sucesso pesquisando sobre relações raciais, racismo e cultura negra –, além de artistas e políticos.

Mas o que possibilitou essa reação tão adversa ao avanço político e institucional das ações afirmativas como medidas de superação do racismo na sociedade brasileira? Por que essa reação contrária tão inflamada, capaz de produzir manifestos contrários assinados por pessoas que escreviam e/ ou cantavam em verso e prosa a beleza da diversidade cultural, étnica e racial brasileira?

A resposta já foi dada pelo professor Kabengele Munanga na primeira edição deste livro: “A grande explicação para essa dificuldade que os movimentos negros encontram e terão de encontrar, talvez por muito tempo, não está na sua incapacidade de natureza discursiva, organizacional ou outra. Está, sim, nos fundamentos da ideologia racial elaborada a partir do fim do século XIX a meados do século XX pela elite brasileira. Essa ideologia, caracterizada entre outros pelo ideário do branqueamento, roubou dos movimentos negros o ditado ‘a união faz a força’ ao dividir negros e mestiços e ao alienar o processo de identidade de ambos” (p. 19).

E o autor ainda adverte: “O racismo universalista, teoricamente, não se opôs à mestiçagem como também não desenvolveu uma mixofobia. A miscigenação lhe oferecia o caminho para afastar a diferença ameaçadora representada pela presença da ‘raça’ e da cultura negra na sociedade” (p. 132).

As atitudes hostis acadêmicas e políticas diante das ações afirmativas e das mudanças que elas realizaram na sociedade e, principalmente, no que diz respeito ao acesso de jovens negros às universidades inspirou e exigiu do professor Kabengele Munanga a atualização deste livro.

Assim, a obra tal como ora vem a público apresenta um novo capítulo e novas considerações nas conclusões, a fim de discutir questões como: quem o é negro que na sociedade brasileira tida como mestiça poderia ser beneficiado pelas cotas? Essas políticas que beneficiariam os negros não suprimiriam a categoria mestiça, demograficamente a mais numerosa, e não traria de volta a ideia de raça e, consequentemente, os conflitos raciais que o Brasil atualmente desconhece?

Aquelas e aqueles que acompanham a trajetória do autor são testemunhas do quanto ele se posicionou pública e corajosamente no contexto do debate a favor e contra as ações afirmativas, travado ao longo dos vinte anos decorridos desde a primeira edição deste livro. O professor Kabengele Munanga é responsável por uma produção epistemológica densa, colocando-se publicamente a favor das ações afirmativas, desvelando as falácias do uso ideológico sobre a mestiçagem, expondo os privilégios e os interesses da branquitude e indagando as reais intenções do debate sobre quem é negro e quem é branco no Brasil, debate esse que invadiu com outros contornos, mas sempre de forma conservadora, a academia, a mídia e as conversas cotidianas.

Esse posicionamento rendeu a Kabengele críticas contundentes, as quais ele respondeu com seriedade e de forma epistemológica e política. Nesse momento, faço um __mea-culpa_ _da nossa ausência de posicionamento como intelectuais negras e negros, de maneira coletiva e explícita, aos ataques sofridos pelo professor. Demoramos demais para nos organizarmos e dar uma resposta a eles. Não que o professor não soubesse se defender sozinho, mas, devido a sua importância intelectual e política para a intelectualidade negra, para a comunidade negra organizada e para todos aqueles que lutam contra o racismo no Brasil e em outros lugares do mundo, um posicionamento nosso se fazia necessário. As críticas duras e maniqueístas a ele dirigidas eram também a todos nós, negras e negros, que nos posicionamos contra o racismo.

Mas, como um guerreiro não foge à luta, ele não esperou por ninguém. O próprio professor Kabengele fez a sua defesa de forma pública, escrita com um brilhantismo acadêmico próprio dele, e a circulou pela internet, silenciando os seus adversários políticos e acadêmicos. Sua resposta foi compartilhada por um enorme número de pessoas e, certamente, chegou aos seus detratores. Sim, detratores, porque quem acompanhou esses momentos de tensão pelos quais ele passou é testemunha de que não houve um debate público de ideias ou de posições teóricas que permitisse ao professor Kabengele o direito de resposta nos mesmos meios de comunicação que prontamente divulgaram a crítica negativa e injusta à sua produção teórica e ao seu posicionamento político.

Houve, sim, o uso de espaços midiáticos hegemônicos e da branquitude, nos quais restringe-se o posicionamento de intelectuais negras e negros. Esses mesmos meios que, historicamente, mobilizam negativamente a opinião pública, divulgam reportagens distorcidas, privilegiam a versão e a interpretação das forças hegemônicas e capitalistas diante das questões polêmicas e cruciais para o país e, quando denunciados, escondem-se atrás do discurso em defesa do direito à liberdade de expressão e do não cerceamento da mídia.

Parafraseando a autora Célia Maria Marinho de Azevedo, vivemos um outro momento do negro no imaginário das elites, ou seja, o restabelecimento do __medo branco_ no século XXI, provocado pela __onda negra _que, aos poucos, vem conquistando lugares de afirmação política, acadêmica e instando o Estado a implementar ações afirmativas no Brasil como políticas de Estado e de direito.

Por isso, o momento atual é oportuno para uma edição atualizada do presente livro, que é realizada no contexto das políticas de ações afirmativas e da implementação das cotas, e traz as considerações do autor sobre as fraudes e as discussões sobre o colorismo. Kabengele interpreta essas mudanças à luz da questão da mestiçagem, considerando as suas representações e os usos político-ideológicos no Brasil do século XXI, e se posiciona de maneira pessoal, firme e contundente, como é uma marca da sua personalidade, do seu fazer político e do seu modo de produzir conhecimento.

A presente edição também se dá em um outro momento: vivemos tempos de perplexidade e retrocessos na nossa sociedade desde as eleições de 2018. Instaurou-se, no país, um governo autoritário, que caminha na contramão da implementação de políticas sociais e de ações afirmativas.

A contextualização do debate mais recente sobre a mestiçagem em tempos de novos ataques às políticas de ações afirmativas e ao Estado Democrático de Direito poderá nos ajudar a compreender melhor esse novo momento histórico. A rediscussão da mestiçagem continua atual e apresenta novos contornos no contexto da ideologia do branqueamento, da branquitude e do racismo ambíguo brasileiro.

Nilma Lino Gomes
Professora Titular da Faculdade de Educação da UFMG

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