Era uma vez um minininho chamado James Joyce...

Tomaz Tadeu - Publicado na categoria Resenhas & Trechos em 10/09/2018


Era uma vez um minininho bunitinho chamado James Joyce. E essa vez faz muito muito tempo. Esse minininho bunitinho morava numa cidade chamada Dublin. Ele queria muito ir embora dessa cidade. Mas isso foi muito mas muito depois.

O pai dele chamava John Joyce. Ele gostava muito do pai dele. O pai dele contava histórias pra ele. O pai dele não era magistrado mas era bem de vida. Depois não era mais.
Ele também gostava muito da mãe dele.

Quando ele ainda não tinha sete anos ele foi estudar num colégio interno. Era um colégio de padre. Eles eram jesuítas. O colégio ficava longe da casa dele. Ele tinha que pegar um trem e depois uma carruagem.

Depois ele teve que sair do colégio porque o pai dele não tinha mais dinheiro pra continuar pagando os estudos dele. Eles também mudavam muito de casa porque o pai dele não podia mais pagar o aluguel. E era sempre pior.

E quando foi embora do colégio ficou estudando em casa mesmo. Depois ele foi estudar na escola dos irmãos cristãos. E depois foi estudar de novo num colégio jesuíta na cidade dele. O nome do colégio era Belvedere e esse ficava pertinho da casa dele.

Quando terminou o colégio foi estudar na universidade. A universidade também era dos jesuítas. Ele gostava muito de línguas. Ele estudou francês e italiano. Ele também gostava muito de escrever. Ele queria ser escritor e ficar famoso.
Um dia ele foi embora da cidade dele. Ele foi para uma cidade chamada Paris. Depois voltou. Aí ele encontrou uma mocinha bunitinha chamada Nora. Ele gostava muito dela. No começo ela não gostava muito dele. Mas depois gostou. E então eles foram embora para a Europa. E nunca mais voltaram.

Quando o minininho bunitinho já não era mais minininho e tinha vinte e dois anos ele escreveu um livro chamado Um retrato do artista quando jovem. Mais tarde ele escreveu mais dois livros: Ulissses e Finnegans Wake.

Ele morreu em 1941 quanto tinha quase 59 anos numa cidade chamada Zurique longe da terra dele. Jimmy, o minininho bunitinho de Dublin, ficou muito famoso como queria. É muito bom ler os livros dele.

***

Tomaz Tadeu nasceu em Siderópolis, SC, em data não determinada, mas longínqua. Estudou pra padre, mas foi expulso na sétima série. Nunca se deu bem com a escola, mas, por ironia, fez carreira como teórico da educação e do currículo. Sempre foi do contra, por natureza, vocação e gosto. Atualmente dedica-se à tradução literária.

Tags:  biografia,  james joyce,  tomaz tadeu


Comentários