Dicas de leitura para crianças com até 12 anos de idade

Equipe - Publicado na categoria Dicas de leitura em 08/10/2021


O hábito da leitura deve ser estimulado desde cedo, mas é importante que as crianças tenham contato com títulos indicados para cada etapa do seu desenvolvimento. Assim, através da leitura, elas podem desenvolver habilidades que fazem parte do seu crescimento, tanto intelectual quanto social, além de se identificarem com os personagens.

O catálogo da Editora Yellowfante é composto por títulos que acompanham todas as fases do desenvolvimento da criança, desde o seu primeiro contato com os livros. Para facilitar a escolha dos pais, responsáveis e educadores, os títulos estão distribuídos em cinco categorias:

Pré-leitor: crianças de 0 até 5 anos de idade. Nesta fase, são indicadas histórias bem-humoradas, com ilustrações divertidas e que apresentam situações lúdicas do cotidiano infantil.

Leitor iniciante: crianças a partir dos 6 anos de idade. Neste momento, elas estão iniciando sua alfabetização, por isso são indicados livros que apresentem textos simples e narrativas lineares, ou seja, com início, meio e fim. É importante também que eles estimulem a imaginação, a inteligência e as emoções da criança.

Leitor em processo: crianças a partir dos 8 anos de idade. Para essa etapa, o ideal é apresentar títulos com histórias que exploram situações engraçadas, satíricas ou inesperadas, utilizando de textos simples que dialoguem com as imagens.

Leitor fluente: a partir dos 10 anos de idade, são indicados títulos que tenham personagens atuantes, questionadores e que enfrentam grandes desafios para atingir seus objetivos. Podendo ser livros de aventura, romance, fantasia ou até mesmo crônicas e novelas de caráter realista.

Leitor crítico: a partir dos 12 anos de idade. Nesta fase, as crianças estão desenvolvendo pensamento crítico e reflexivo, portanto, é importante estimular a leitura de títulos mais desafiadores e que apresentem uma visão crítica da sociedade através das vivências de seus personagens.

Para exemplificar as categorias citadas anteriormente, selecionamos cinco títulos que correspondem a cada uma destas faixas etárias:

Hipopô:


Hipopô

Escrito e ilustrado por Weberson Santiago, Hipopô conta uma história divertida sobre amizade e a celebração das diferenças.

Hipopô, o hipopótamo, sofria por ser diferente de todo mundo: era grandão, pesado, atrapalhado… Por isso, se isolava, ia ficando cada vez mais sozinho – até que, no dia do seu aniversário, teve uma grande surpresa e descobriu uma coisa muito, muito importante.

Indicado para os pré-leitores.

Adquira seu exemplar

Confusão na roça:


Confusão na roça

Em Confusão na roça, as crianças terão contato com estrutura do conto popular acumulativo, no qual, a cada personagem introduzido, são citados todos os que apareceram antes. A ilustração, por sua vez, acompanha esse ritmo, à medida que as personagens entram em cena também de forma acumulativa.

Uma leitura extremamente acessível para leitores iniciantes, escrita por Sonia Junqueira e ilustrada por Nelson Cruz.

Indicado para leitores iniciantes.

Adquira seu exemplar

O garoto da camisa vermelha:


O garoto da camisa vermelha

O garoto da camisa vermelha, de Otávio Júnior, narra a história de um jovem negro criado numa das comunidades mais violentas e pobres do Rio de Janeiro, dominada por traficantes. Ele poderia ter seguido o caminho de tantos colegas de sua geração que se envolveram com drogas. Mas não! Livros, encontrados no meio do lixo, mudaram seu destino e lhe deram a régua e o compasso para seguir novas trilhas.

Ilustrado por Angelo Abu, o livro é baseado nas vivências do autor como criança que cresceu na comunidade do Morro do Alemão. O garoto da camisa vermelha também foi selecionado como um dos títulos indicados pelo Clube de Leitura da ONU em 2021.
Indicados para leitores em processo.

Adquira seu exemplar

O mistério da sala secreta:


O mistério da sala secreta

O mistério da Sala Secreta, de Lavínia Rocha, é um livro divertido e instigante! Nele as crianças acompanham as aventuras de Júlia e Gabriel, alunos do 7º ano e amigos desde muito pequenos, quando formaram a dupla de espiões Juliel.

Agora, eles têm que voltar à ativa para encontrar um jeito de desvendar um grande mistério, antes que a prefeitura feche a Escola Municipal Maria Quitéria de Jesus, onde estudam.

Indicado para leitores fluentes.

Adquira seu exemplar

Ouro dentro da cabeça:


Ouro dentro da cabeça

Ouro dentro da cabeça, de Maria Valéria Rezende, conta a história de um lutador que desbravou o Brasil tentando encontrar um tesouro, nem de prata nem de ouro: de coisa mais preciosa. No fim da longa jornada, que valeu uma vida inteira, quando ele estava perdido, sem saber para onde ir, foi que encontrou o tesouro na frente de suas vistas, onde o olho desprevenido só vê miséria e tristeza.

Indicado para leitores críticos.

Adquira seu exemplar



Consulte nosso catálogo completo para descobrir outras histórias! Para mais dicas de leituras, acompanhe a Editora Yellowfante no Instagram, pois estamos sempre publicando conteúdos exclusivos por lá.

Tags:


Comentários