Conheça os diferenciais da coleção Anne de Green Gables publicada pela Autêntica

Equipe - Publicado na categoria Palavra da Editora em 14/01/2022


Em 2017 estreou a série “Anne with an E” na popular plataforma de streaming Netflix. Baseado no romance canadense Anne de Green Gables, escrito por Lucy Maud Montgomery e publicado em 1908, a produção caiu nas graças do público brasileiro. Com a série da TV, protagonizada pela atriz Amybeth McNulty, os brasileiros também descobriram os livros infantojuvenis, que, aos moldes de Pollyanna, outro clássico do início do século XX, escrito por Eleanor H. Porter, conquistou crianças, adolescentes e adultos.

Com linguagem e ambientação ricas, a leveza e esperança que emanam da protagonista Anne e as lições e provações aprendidas e enfrentadas por ela, Green Gables tornou-se um cenário prazeroso de ser desbravado por todas as idades.

Junto ao sucesso da série no streaming, diversas edições foram publicadas no país. Ao lado de tamanha oferta de opções, a escolha poderia ser feita de diversas formas: pela capa considerada mais bonita, pelo preço mais acessível, pelo formato, pelo brinde enviado junto ao livro. Mas é possível tomar essa decisão com base em fatores não tão claros à primeira vista, mas infinitamente mais importantes.

Conheça alguns dos diferenciais da coleção Anne de Green Gables publicada pela Editora Autêntica:


1. Uma tradução de qualidade
O primeiro livro da série Anne de Green Gables foi publicado pela Editora Autêntica em 2019, como parte da coleção de Clássicos da Autêntica. Tudo começou com a cuidadosa escolha da tradutora: Márcia Soares Guimarães, que, além de possuir larga experiência no ensino da língua inglesa, já havia sido também a responsável por trazer para português outros clássicos da literatura universal publicados pela editora, como Pollyanna, As aventuras de Tom Sawyer, A ilha do tesouro e Robinson Crusoé.


2. Uma edição primorosa
Depois da tradução é hora da edição, outra etapa fundamental para que um livro chegue aos leitores. Na coleção Anne de Green Gables esta tarefa coube à editora e escritora Sonia Junqueira. Com mais de 100 livros infantis publicados e experiência de mais de 40 anos como editora, o tratamento dado à obra de Lucy Maud Montgomerry por seus olhos atentos e experientes dificilmente será encontrado em outras edições. Uma curiosidade: veterana do mercado de livros infantis e juvenis, Sonia foi uma das responsáveis pela aclamada Coleção Estrelinha, publicada pela Editora Ática nos anos 1980 e que auxiliaram na alfabetização de várias gerações de leitores.
Quando indagada sobre o trabalho com o texto de Anne, Sonia diz que procurou aproximar um pouco a linguagem do início do século XX a do leitor de hoje, mas isso com o cuidado de não desvirtuar a linguagem original. O tom e o clima criados pela autora foram respeitados, mas os preciosismos, as palavras e expressões em desuso foram eliminados. A pontuação típica do inglês também foi adaptada, tudo isso preservando o encanto do texto, sem alterar sua estrutura.


3. Uma, duas, três revisões
Outro cuidado, que é praxe nas publicações da Autêntica, foi submeter o texto a duas ou três revisões, após a edição, para eliminar quaisquer erros, por menores que fossem. Nas palavras de Sonia: “Nossa meta é sempre oferecer o melhor, quando não o excelente, para os nossos leitores”.


4. Uma capa surpreendente
A produção das capas também exigiu estudo. Era preciso uma capa que encantasse tanto quanto o texto, e que, segundo Sonia Junqueira, “fosse moderna e ao mesmo tempo clássica”. Era necessário que as capas propusessem um olhar original sobre o texto, com camadas de significados interessantes e inteligentes, que não apenas reproduzissem cenas da narrativa. O ilustrador Marcelo Bicalho foi o escolhido para traduzir tudo isso em imagens. Ele utilizou a técnica de escultura em papel para criar as capas, e o resultado é de encher os olhos. A cada volume, as ilustrações nos mostraram o crescimento de Anne Shirley e todas as etapas de sua vida.


5. Todos os livros reunidos em um box especial
A Autêntica lançou também duas opções de box com os títulos da coleção, um com os três primeiros volumes e outro com seis livros, acompanhados de lindos marcadores. Ótimos presentes e excelente opção para quem quer ler os livros de uma vez só. O box com os três últimos volumes serão lançados em breve!


Quando se trata de escolher entre edições diferentes de uma mesma obra, a decisão não deveria ser simples. Conhecer mais a fundo o processo de produção da série na Autêntica ajuda nessa escolha, para que o leitor tenha certeza de que os livros foram tratados da forma como, de fato, a história de Anne merece.

E se você já leu todos os livros, mas mesmo assim não quer se despedir da nossa ruivinha do coração, leia também o texto 5 opções para quem não quer se despedir de Anne With na E

Tags:  anne de green gables,  autêntica,  romance,  infantojuvenil


Comentários