Audiobook, e-book ou impresso: saiba qual é o melhor tipo de livro para você

Publicado na categoria Palavra da Editora em 15/05/2020


Quando Gutenberg inventou a prensa móvel, por volta de 1450, ele certamente não tinha ideia do tamanho da transformação a que estava dando início. Os livros impressos, que se tornaram possíveis graças à sua invenção, foram uma revolução por si só e dominaram o mundo editorial até recentemente. Porém, desde a metade do século XX, essa hegemonia vem sendo quebrada, primeiro com o surgimento dos e-books e, mais recentemente, com os audiobooks.

Mesmo com tantas opções, algumas pessoas ainda resistem em experimentar outros formatos além do livro impresso, seja por tradição, seja por desconhecer os benefícios dos e-books e audiobooks. Se esse é o seu caso, continue lendo para saber mais sobre as vantagens de cada tipo de livro e qual é o mais adequado para você.

Livro impresso

Apesar de muitos terem anunciado a morte do livro impresso com o crescimento dos e-books, a verdade é que ele continua muito presente nas estantes dos leitores, e muitos deles não dão sinais de que irão abandonar a tradição tão cedo. Afinal, não há nada que substitua a textura das páginas sob os dedos, o cheiro de livro novo quando o abrimos pela primeira vez, a grossura das páginas que ainda resta ler ficando progressivamente menor à medida que se avança na leitura.

Apreciar esses detalhes não é apenas uma questão de gosto ou tradicionalismo. Segundo um estudo publicado pelo jornal The Guardian, os aspectos sensoriais de ler no papel contribuem para a retenção do conteúdo, tornando mais fácil se lembrar da trama e das informações do livro.

Além disso, contrariando o ditado popular, alguns livros nos conquistam pela capa ou projeto gráfico. Algumas edições são verdadeiras obras de arte, que refletem visualmente a qualidade de seu conteúdo textual. Nesses casos, por mais que já saibamos todas as palavras de cor, vale a pena acrescentá-los à estante. A desvantagem é que, como muitos apreciadores de literatura podem atestar, chega um momento em que as prateleiras ficam pequenas para o tamanho da coleção, e armazenar sua biblioteca pode se tornar um problema.

E-book

A principal vantagem dos e-books é justamente resolver o maior problema enfrentado pelos colecionadores de livros: não é preciso muito espaço para guardá-los. Os arquivos dos livros digitais são tão pequenos que esgotar o armazenamento de um leitor digital é um feito praticamente sem precedentes.

Além disso, os e-books também são infinitamente mais fáceis de transportar. É difícil carregar muitos livros impressos na bolsa ou na mochila, mas você pode levar toda a sua coleção de e-books para onde quiser sem nenhum transtorno. Outra possibilidade interessante é a de fazer anotações e marcações nos seus trechos preferidos sem peso na consciência e poder sincronizá-las entre todos os seus dispositivos.

E-books não oferecem projetos gráficos muito elaborados, mas, a depender do leitor, isso pode ser uma vantagem. É possível configurar quase tudo, do tamanho da letra ao espaço de entrelinha, então leitores com dificuldades na visão ou de leitura não precisam apertar os olhos com letras pequenas demais para eles.

A notícia ruim é que, como quase todo eletrônico, os e-books também têm um ponto fraco: a bateria. Se seu dispositivo não estiver carregado e você não tiver acesso a uma tomada, sua coleção de e-books se torna temporariamente um belíssimo peso de papel, um problema que não existe com os livros impressos.

Audiobooks

Os audiobooks compartilham muitas das vantagens dos e-books: não exigem muito espaço para serem armazenados, podem ser levados com você sem dificuldades, e são uma ótima opção para quem tem dificuldade de leitura, seja por problemas de visão, seja por transtornos como dislexia ou TDAH.

Por serem, como o próprio nome indica, um meio auditivo, eles também permitem que você se dedique à literatura em momentos em que não é possível puxar da bolsa um livro impresso ou e-book, como na academia, no trânsito ou, nesse cenário de quarentena, na hora da faxina ou de lavar a louça, por exemplo.

Outra maneira com que os audiobooks podem ser nossos aliados durante o isolamento social é, justamente, ajudando a nos sentirmos menos isolados. Ler é uma ação bastante solitária; então, que tal colocar um audiobook para tocar no alto-falante do computador ou celular para ajudar a preencher o silêncio?

Essa maneira de consumir literatura tem também uma vantagem inesperada: já há estudos que apontam que o cérebro humano é mais propenso a criar imagens significativas quando está ouvindo uma história do que quando lê. Ou seja: audiobooks podem ser mais benéficos à imaginação que outros formatos de livro. No fundo, isso não é assim tão surpreendente. Afinal, todo leitor começou como um ouvinte, ouvindo as histórias contadas por seu pai, mãe ou professora e imaginando o desenrolar dos acontecimentos.

A bem da verdade, como deu para perceber, nenhum dos três formatos é inerentemente melhor do que o outro. Cada um é mais indicado para uma determinada finalidade, e um mesmo leitor pode se beneficiar de todos eles em momentos diferentes. Por isso, se você não é adepto a algum desses formatos, te convidamos a conhecê-los. E se você ainda não está aproveitando as vantagens dos audiobooks, conheça o catálogo do Grupo Autêntica e descubra tudo o que esse formato tem a oferecer!

Tags:  audiobook,  ebook,  Gutenberg


Comentários