8 sugestões de leitura para o seu Carnaval

Publicado na categoria Palavra da Editora em 20/02/2020


O Carnaval já está quase na porta, e nada melhor do que aproveitar o feriado estendido para colocar as leituras em dia. Pensando nisso, separamos uma lista com oito sugestões curtinhas e instigantes, para que você possa aproveitar a folia e o sossego em companhia de um bom livro. Veja só:

Anne de Green Gables, de Lucy Maud Montgomery

Inspiração para a série da Netflix Anne with an E, esse livro vai fazer você se apaixonar ainda mais pela jovem Anne e seu bondoso coração.

Com autoria de Lucy Maud Montgomery e tradução de Márcia Soares Guimarães, ele conta a história de uma pequena órfã de 11 anos adotada por engano por um casal de irmãos camponeses. Para garantir que eles não a abandonem, Anne deve cativar seus corações com todo o seu carisma e inteligência. O que ela não espera, no entanto, é que toda a vila de Green Gables também acabe se apaixonando por sua generosidade, honestidade e gentileza.

E caso você se encante tanto por Anne que queira até ler mais devagar para passar mais tempo com ela, não se preocupe: o segundo volume da coleção, Anne de Avonlea, chega às prateleiras no próximo mês!

Um café com Voltaire – Conversas com as grandes mentes de seu tempo, de Louis Bériot

Os quatro dias de carnaval serão mais que suficientes para você dar um passeio pelo Século das Luzes tendo como guia o mais espirituoso dos intelectuais franceses: Voltaire.

Neste livro de Louis Bériot, com tradução de Fernando Scheibe, o filósofo é convidado a dialogar com seus mais ilustres contemporâneos: Newton, Montesquieu, Madame de Pompadour, Frederico II da Prússia, Rousseau, Buffon e Diderot.

Um café com Voltaire reúne conversas pra lá de afiadas, escritas a partir de excertos das obras e de cartas dos interlocutores, em que se discutem temas bastante polêmicos, como o papel da religião, o fanatismo, a condição feminina, o amor, a ciência, a moral e a salvação da alma.

Fazendo meu filme, de Paula Pimenta

Sucesso entre o público teen, Fazendo meu filme, da amada autora mineira Paula Pimenta, é outra ótima companhia para este feriado. Principalmente pra quem gosta de um bom romance adolescente, com uma linguagem leve e descontraída e personagens complexos e apaixonantes.

E se você ficar com pena de acabar a história depressa, não se preocupe: o livro já conta com três sequências e também uma edição especial que reúne todos os quatro volumes.

Um banquete para Hitler, de V. S. Alexander

Essa dica vai pra quem adora um romance histórico! Um banquete para Hitler, de V. S. Alexander, com tradução de Cristina Antunes, mostra os extremos de privilégio e opressão sob a ditadura de Hitler.

Nesta emocionante história, cheia de atos de extraordinária coragem em busca de segurança, liberdade e vingança, são expostos de forma instigante os dilemas morais da guerra.

Os garotos dinamarqueses que desafiaram Hitler, de Phillip Hoose

Abordando outra perspectiva da Segunda Guerra Mundial, Phillip Hoose conta em Os garotos dinamarqueses que desafiaram Hitler (tradução de Elisa Nazarian) a história de um jovem de 15 anos chamado Knud Pedersen que promove um histórico ato de rebeldia contra os nazistas.

Aliando-se aos seus colegas de escola, ele funda o secreto Clube Churchill com o objetivo de unir forças jovens para deter os alemães nazistas, já que os adultos da época, aparentemente, não o fariam. Juntos, eles conseguiram despertar a fúria dos alemães, além de fortalecer a resistência da Dinamarca.

30 histórias insólitas que fizeram a medicina, de Jean-Noël Fabiani

Em 30 histórias insólitas que fizeram a medicina Fabiani reúne uma verdadeira coletânea de curiosidades dos mais variados campos da medicina, que você pode ler um pouquinho a cada dia. A tradução é de Mauro Pinheiro.

Desde os tempos antigos até o primeiro transplante de coração, são apresentados figuras e acontecimentos que estão muitas vezes na origem das maiores descobertas médicas: Horace Wells, descobridor da anestesia; Barão Larrey, que amputou os feridos na noite da sangrenta Batalha de Eylau; e mesmo o velho Hipócrates, cujo juramento os médicos repetem até os dias de hoje.

O enterro das minhas ex, de Gauthier

Também tem dica para quem é fã de quadrinhos! A autora Gauthier (tradução de Fernando Scheibe) conta nesta delicada e comovente narrativa gráfica a história de Charlotte, uma jovem em plena crise existencial que relembra seus relacionamentos com outras garotas, desde as paixonites da infância até o início da vida adulta.

Ao compartilhar essas vivências tão particulares, O enterro das minhas ex nos ajuda a compreender e desbravar um mundo desconhecido, cheio de intolerância, arrogância e rejeição, mas também repleto de liberdade.

Duas vidas, de Fabien Toulmé

Ainda no universo dos quadrinhos, o renomado quadrinista francês Fabien Toulmé narra em Duas vidas (tradução de Fernando Scheibe) a história de dois irmãos que levam vidas completamente opostas. Baudouin vive um dia a dia sufocante em um emprego monótono como jurista e com um chefe detestável. Luc, por outro lado, é um espírito livre, que viaja o mundo praticando medicina. No entanto, uma cruel reviravolta do destino acaba fazendo com que Baudouin abandone toda a sua vida para partir com o irmão em uma jornada de autodescoberta.

Com todas essas sugestões de leitura, nós apostamos que você já está contando os dias para a chegada do feriado, não é? Se gostou das dicas, compartilhe este post com seus amigos para que todo mundo guarde deste carnaval boas história para contar!

Tags:  indicações,  carnaval


Comentários