7 perguntas para Leonardo Chalub, autor de Dandara e a Falange Feminina de Palmares

Equipe - Publicado na categoria Entrevistas em 24/11/2021


Leonardo Chalub

Há algumas semanas, abrimos espaço no Instagram da Editora Nemo para que os nossos leitores enviassem perguntas para conhecer melhor Leonardo Chalub, autor de Dandara e a Falange Feminina de Palmares e Palmares de Zumbi — ambos ilustrados por Luis Matuto.

Leonardo Chalub é mineiro de Belo Horizonte. Formado em Cinema e em Publicidade, aproveita seus conhecimentos nessas áreas para contar histórias emocionantes. Apaixonado por capoeira e outras lutas, acredita que é possível mudar o mundo por meio da narrativa. Em 2020, venceu o Prêmio Jabuti de Literatura Juvenil com Palmares de Zumbi.


Confira quais foram as perguntas enviadas por nossos leitores e conheça um pouco mais sobre o autor:

O que você está lendo no momento?

Estou lendo o Bhagavad Gita, que é um texto religioso hindu, onde Krishna (Deus) ensina seu discípulo Arjuna a ser um grande guerreiro; além de ensiná-lo sobre como transcender o mundo material e alcançar a suprema consciência, entre outras coisas.

Como é o seu processo criativo? Tem alguma rotina que te facilite escrever?

Eu costumo ir anotando minhas ideias em listas, e só escrevo quando a história já está bem formada na minha cabeça. Costumo colocar metas de escrita nos períodos em que estou escrevendo e isso me faz manter o compromisso com o projeto. Não mantenho uma rotina de escrita muito rígida.

Como você se sentiu ganhando o Prêmio Jabuti já no seu primeiro livro escrito?

Foi maravilhoso! Quando estava escrevendo, não achava nem que alguma editora fosse querer o livro. Eu o escrevi com o objetivo de publicar de forma independente e vendê-lo, eu mesmo, nas rodas de capoeira. Ter o trabalho reconhecido dessa forma foi muito emocionante e me fez acreditar no meu potencial como escritor.

De onde veio a inspiração para escrever sobre Zumbi dos Palmares?

A inspiração veio das músicas da capoeira. O primeiro contato que tive com a figura de Zumbi dos Palmares foi através de uma música do Mestre Museu. Escrevi o Palmares de Zumbi para ajudar a popularizar a capoeira e para dar representatividade às pessoas pretas como protagonistas. Meu objetivo era levar ao público um conhecimento mais aprofundado sobre a cultura e as discussões que existem na capoeira; muitas delas desconhecidas para quem só vê a capoeira de longe, nas praças e nas academias.

Como foi seu processo de pesquisa para escrever Dandara?

A pesquisa começou desde o Palmares de Zumbi, através dos poucos documentos da época, textos de autores do século XX e principalmente das músicas de capoeira atuais. A história que contei sobre Dandara é uma ficção totalmente criada por mim, e, ao contrário do Palmares de Zumbi, não segue nenhuma versão de fatos históricos narrados pela elite da época, ou por outros autores.

Você já pensou em transformar a história de Dandara em uma HQ?

Ainda não tenho planos de transformar nenhum dos meus livros em HQ.

O que podemos esperar do livro Dandara e a Falange Feminina de Palmares?

O livro é uma aventura, na qual Dandara enfrenta desafios do início ao fim. É a história de uma guerreira, que precisa o tempo todo superar para sobreviver em um mundo dominado por uma sociedade machista e escravocrata. É a história de um tempo em que não havia tempo para ser criança.

Pronto para embarcar nesta história? Adquira seu exemplar de Dandara e a Falange Feminina de Palmares. Lembre-se também de acompanhar as redes sociais da Editora Nemo para ter acesso a outros conteúdos exclusivos sobre nossos títulos e autores.

Tags:  editora nemo,  Graphic Novels,  Leonardo Chalub


Comentários