5 opções para quem não quer se despedir de "Anne with an E"

Publicado na categoria Palavra da Editora em 03/01/2020


Assim como acontece com um bom livro, chegar ao final de uma boa série traz sentimentos conflitantes. Por um lado, queremos ficar acordados madrugada adentro para saber como acaba a história; por outro, também dá vontade de ler ou assistir aos poucos, para durar mais.

Se é assim que você está se sentindo com o final de Anne with an E, a série do Netflix baseada no livro Anne de Green Gables, não se preocupe! Trouxemos 5 opções para você não sentir tanta falta da encantadora Anne Shirley e de Green Gables. Veja só:

Para assistir

1. L.M. Montgomery’s Anne of Green Gables (2016)


Em 2016, Anne Shirley ganhou as telas na produção canadense L.M. Montgomery’s Anne of Green Gables. O filme, com duração de 1 hora e meia, contou com uma participação ilustre em seu quadro de produtores executivos: Kate Macdonald Butler, a neta da autora do livro original.

L.M. Montgomery’s Anne of Green Gables fez tanto sucesso que ganhou duas sequências, Anne of Green Gables: The Good Stars e Anne of Green Gables: Fire & Dew, ambos lançados em 2017. Você pode assistir ao trailer do primeiro filme da trilogia no YouTube.

2. Ana dos Cabelos Ruivos (1979)


A história dessa cativante jovem também pode ser vista em animação. Ana dos Cabelos Ruivos (no título original, Akage no An) é uma adaptação japonesa do clássico de Lucy Maud Montgomery. O desenho foi exibido no Japão entre janeiro e dezembro de 1979, com um total de 50 episódios.

Ana dos Cabelos Ruivos não chegou ao Brasil, mas foi dublada para português de Portugal e exibida em por lá em 1987. A versão portuguesa pode ser encontrada na internet. Para quem é fã de desenhos japoneses e já está acostumado, também é possível encontrar a versão original, com legendas em inglês.

Para ler

3. Anne de Green Gables, de Lucy Maud Montgomery


Se tantas versões das aventuras de Anne Shirley encantam corações há décadas, elas devem agradecer ao romance original. É claro que cada adaptação tem seus méritos, mas há que se convir que o livro de Lucy Maud Montgomery, publicado originalmente em 1908 e pela Autêntica Editora em 2019, com tradução de Márcia Soares Guimarães, é uma obra primorosa de literatura.

Então, já que a saudade de Anne with an E já está batendo forte, que tal se aconchegar no mesmo sofá onde você assiste televisão e mergulhar de volta em Green Gables, dessa vez pelas páginas do livro? E não precisa se preocupar com a ressaca literária quando acabar: o Grupo Autêntica vai publicar o segundo volume da série, Anne de Avonlea, ainda no primeiro semestre de 2020!

4. Anne de Avonlea, de Lucy Maud Montgomery

A Netflix pode ter interrompido a história de Anne bem na melhor parte, mas isso não significa que você precisa se angustiar, sem nunca saber o desfecho. Afinal, Anne de Avonlea, a sequência do primeiro título, já está disponível!

Neste segundo volume, também traduzido por Márcia Soares Guimarães, acompanhamos Anne quando ela já está adolescente, prestes a se tornar professora da escola da vila de Avonlea. Quando Marilla “herda” dois parentes, órfãos de 6 anos, Anne ajuda a criá-los. E encontra também outros desafios, desenvolvendo alguns projetos de melhoria da vila, nem todos com resultados positivos…

Apesar das responsabilidades e de já ser considerada adulta pela sociedade, a história não deixa de mostrar o lado inocente, alegre e inventivo de Anne Shirley, e seu amor pela vida, sempre cheia de possibilidades.

5. Pollyanna e Pollyana moça, de Eleanor H. Porter


Se você amou tanto Anne with an E que já assistiu a todas as adaptações e já conhece o livro original de cor, que tal dar uma chance para Pollyanna? Escrito por Eleanor H. Porter e publicado pela primeira vez em 1913, ele tem lá suas semelhanças com Anne de Green Gables.

O livro conta a história de Pollyanna, uma menina de 11 anos, órfã de pai e mãe, que vai morar com sua tia Polly, uma mulher intransigente, pouco compreensiva e não muito afetuosa. A garota enfrenta essa nova situação em sua vida com muito otimismo e uma arma secreta, da qual você já deve ter ouvido falar: o Jogo do Contente.

Em 1915, Pollyana ganhou uma continuação. Em Pollyanna moça, acompanhamos a protagonista do livro anterior, agora uma encantadora adolescente, em suas aventuras por Boston. Nesta sequência, novas experiências vêm enriquecer a vida de Pollyanna, que descobre o amor e experimenta a inquietação, as dúvidas e as emoções pelas quais passam as pessoas apaixonadas.

Agora, não tem mais motivo para ficar triste com o final de Anne with an E, não é? Aproveite para fazer o download do primeiro capítulo de Anne de Avonlea e matar logo a saudade!

Tags:


Comentários