5 indicações de livros fundamentais para o Dia da Mulher

Publicado na categoria Palavra da Editora em 04/03/2020


O Dia da Mulher é celebrado internacionalmente em 8 de março. Mais do que uma data comemorativa ou simbólica, este dia é um convite a refletir sobre o longo caminho já trilhado na luta das mulheres por direitos e sobre os desafios enfrentados por elas até hoje.

Para ajudar nesta reflexão, selecionamos 5 livros escritos por mulheres e que colocam em pauta essa discussão. Partindo de experiências e lugares sociais distintos, as autoras que apresentamos aqui examinam as relações de gênero e como elas são atravessadas por outras dimensões da vida, como raça e classe. Acompanhe:

1. Irmã outsider, de Audre Lorde

Primeiro livro de Audre Lorde a ser publicado no Brasil, com tradução de Stephanie Borges, Irmã outsider foi lançado originalmente em 1984 e é uma das mais importantes obras para o desenvolvimento de teorias feministas contemporâneas.

Nos 15 ensaios reunidos nesta obra, coexistem as múltiplas facetas de Audre Lorde: mulher negra, poeta, lésbica e guerreira. Mãe e professora. Ativista e pensadora. Seu pensamento é profundamente enraizado na experiência de estar fora do que chamou de “norma mítica” – branca, heterossexual, magra.

O olhar da outsider, deslocado, estrangeiro, é capaz de análises certeiras sobre a necessidade de agirmos para transformar a sociedade e nos propõe caminhos possíveis: saber quem somos e nos definirmos por meio das nossas palavras; reconhecer nas alianças uma força contra as estruturas desumanizantes do racismo e do machismo; compreender o erótico como um poder.

2. As mulheres devem chorar… ou se unir contra a guerra, de Virginia Woolf

Hoje considerada uma das mais importantes teóricas feministas, Virginia Woolf não podia deixar de figurar nesta lista. Três guinéus, o livro em que ela desenvolve o argumento de que existe uma estreita conexão entre patriarcado e militarismo, foi publicado, na Inglaterra e nos Estados Unidos, em 1938, às vésperas da Segunda Guerra Mundial. Nesse mesmo ano, a revista americana The Atlantic Monthly publicou, em duas partes, uma versão abreviada e reestruturada do livro. “As mulheres devem chorar” foi o título dado à primeira parte, enquanto o título da segunda o repetia, com um acréscimo: “As mulheres devem chorar… Ou se unir contra a guerra”.

A coletânea de mesmo nome, publicada pela Autêntica Editora em 2019, é centrada neste artigo e traz outros textos fundamentais da autora, como “Profissões para mulheres”, escrito em 1931, focado no tema da dificuldade de acesso das mulheres às profissões liberais, e o comovente ensaio “Pensamentos sobre paz durante um ataque aéreo”, publicado em outubro de 1940, em plena Segunda Guerra e cinco meses antes da morte da autora.

A tradução é por conta de Tomaz Tadeu e fecha o livro um posfácio de Guacira Lopes Louro, estudiosa de gênero e sexualidade.

3. Sobre a violência, de Marilena Chaui

Nesta obra, quinto volume da coleção Escritos de Marilena Chaui, a escritora e filósofa brasileira nos fazer entender não só o que é a violência, mas também como ela opera em diversas situações – muitas das quais pouco perceptíveis por nós.

Sobre a violência traz textos que tratam sobre suas formas mais óbvias, como a tortura, passando pelas violências de classe, racial e religiosa, incluindo reflexões sobre ética e direitos humanos. Nele, Marilena Chaui amplia a ideia de violência, mostrando que ela é mais do que apenas a violência física e a criminalidade, e apontando situações da vida brasileira em que violência e poder estão unidos.

4. Do que estamos falando quando falamos de estupro, de Sohaila Abdulali

Em 2012, quando uma jovem indiana morreu em decorrência de um estupro coletivo em Nova Déli e a nação se indignou, um artigo publicado trinta anos antes em uma revista feminina da Índia ganhou os holofotes. A coluna em questão fora escrita por Sohaila Abdulali, ela mesma sobrevivente de um estupro coletivo aos 17 anos, e era uma denúncia da indiferença com que a jovem havia se deparado ao buscar justiça pelo que fora feito a ela.

Do que estamos falando quando falamos de estupro, escrito por Sohaila (com tradução de Luis Reyes Gil) décadas depois de seu primeiro artigo inflamado sobre o tema, é resultado de seus anos de trabalho atendendo centenas de vítimas nos Estados Unidos, além de três décadas de trabalho intelectual feminista e de sua própria experiência.

Neste livro fundamental, ela encara algumas das questões mais espinhosas sobre o tema. Em entrevistas com sobreviventes do mundo todo, ouvimos emocionantes relatos sobre a força encontrada na adversidade, no humor e na sabedoria que contam, em conjunto, uma história maior sobre o significado do estupro e como a cura pode ser encontrada.

Uma conversa franca, aberta e desesperadamente necessária para entender a cultura do estupro e, mais do que isso, para pensarmos a própria maneira como falamos sobre estupro.

5. Argonautas, de Maggie Nelson

Este livro de Maggie Nelson, vencedor do National Book Critics Circle Award em 2015 e escolhido como um dos livros do ano pelo New York Times, é uma autobiografia que subverte o gênero. Uma obra de “autoteoria” que traz ideias atuais, destemidas e oportunas sobre desejo e identidade, sobre as limitações e as possibilidades do amor e da linguagem.

Seu tema central é um romance: o relacionamento da autora com o artista Harry Dodge. Ela narra a experiência de se apaixonar por Dodge, uma pessoa de gênero fluido, bem como o caminho percorrido até e durante sua gravidez. No rastro de intelectuais populares como Susan Sontag e Roland Barthes, a autora atrela sua experiência pessoal a uma análise rigorosa do que importantes teóricos disseram sobre sexualidade, gênero, casamento e educação infantil.


É claro que esta seleção está longe de esgotar todas as pautas levantadas no Dia Internacional da Mulher, mas acreditamos que sejam um bom ponto de partida para compreender a importância e as nuances desta data. E para te ajudar ainda mais, temos uma boa notícia: todos os livros sugeridos aqui estão com preço promocional. Até o dia 31/03, você pode adquirir estes títulos e outros com 20% de desconto. Acesse a página da promoção para conhecer a lista completa!

Tags:  Argos,  Coleção éFe,  Maggie Nelson,  Marilena Chauí,  Sohaila Abdulali,  virginia woolf,  audre lorde,  Dia Internacional da Mulher


Comentários