4 livros para serem lidos em voz alta para as crianças

Equipe - Publicado na categoria Dicas de leitura em 10/01/2022


Ler em voz alta é uma das atividades mais importantes que você pode fazer em companhia das crianças. Isso ajuda no desenvolvimento da linguagem, no entendimento do mundo, expande o vocabulário, desenvolve a imaginação e a capacidade de concentração dos pequenos. Ao escutar um adulto lendo, a criança começa a assimilar a palavra escrita e desenvolve consciência fonológica, o que lá na frente vai fazer toda a diferença durante a alfabetização.

Para a criança que já sabe ler, a leitura realizada pelos pais, familiares, cuidadores ou educadores auxilia na fluência, estreita os vínculos e abre espaço para ótimas discussões, trabalhando também a retórica e a capacidade de compreensão e interpretação do texto. Não existe idade limite para os benefícios da leitura compartilhada: este éum hábito que deveria ser mantido até a adolescência.

Independentemente da idade da criança, a leitura em voz alta deve ser atrativa o bastante para envolve-las, por isso é muito importante alternar o tom de voz, trabalhar o ritmo da leitura e abusar das possibilidades dadas pelo texto para manter a atenção do ouvinte, principalmente quando se trata de crianças pequenas, que se distraem muito fácil.

Histórias rimadas, histórias acumulativas, livros que brincam com palavras, poemas… o menu literário das crianças deve ser diversificado e abranger gêneros diferentes.

Pensando na importância da leitura em voz alta, selecionamos títulos para ajudar as famílias a fazerem desse momento um hábito.

O Pequeno Príncipe em cordel
Transposição do clássico de Antoine de Saint-Exupéry para o ambiente nordestino, O pequeno príncipe em cordel apresenta uma história lúdica e rítmica, repleta de rimas que cativam as crianças imediatamente, criando interesse, conquistando sua atenção e ajudando-as no desenvolvimento de sua oralidade, consciência fonológica e vocabulário.
Clique aqui para saber mais.

Boneco maluco e outros poemas
Com coisas bem diferentes, João montou um boneco maluco; juntando palavras e coisas do dia a dia, o premiado Elias José monta este livro que, como em geral acontece em sua obra, traz encanto e poesia em poemas sobre acontecimentos do cotidiano, pessoas queridas, animais, brinquedos… E através de poemas apresentamos às crianças um gênero literário diferente, com uma sonoridade e melodia que, ao serem percebidas pelas crianças, facilitarão, lá na frente, o processo de alfabetização. A poesia contribui para o desenvolvimento do imaginário e ajuda na percepção da criança quanto à entonação, acentuação e ritmo, o que resulta na melhoria da expressão oral, tão importante para elas. Gostou? Conheça o livro.

Conte mais uma vez
Reunindo figuras das clássicas histórias de encantamento, o premiado autor Weberson Santiago constrói um conto acumulativo em que uma princesa, um dragão, um cavalo, um cavaleiro, um ogro e uma bruxa têm suas funções trocadas e misturadas, esbarrando-se o tempo todo numa história maluca e sem desfecho, que recomeça o tempo todo.
As crianças adoram contos acumulativos e se divertem memorizando as palavras e a ordem em que elas aparecem. Com poucas leituras, se tornam capazes de recontar a história, habilidade que deixam os pequenos muito satisfeitos. É o tipo de livro que não se cansam de ler, reler, e ler junto. Saiba mais aqui.

Chapeuzinho amarelo
Já em sua 41º edição, este clássico de nossa literatura infantil vem encantando gerações e gerações de leitores. O livro de Chico Buarque recebeu, em 1979, o selo de “Altamente Recomendável”, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), e, em 1998, Ziraldo conquistou o Prêmio Jabuti na categoria Ilustração.
Com um texto divertido, o autor trata de uma temática comum a toda as crianças: o medo. Tema que sempre conquista a atenção e permite diferentes discussões. A brincadeira com palavras, feita pelo autor, auxilia no desenvolvimento do vocabulário e da atenção, e o desenrolar da história faz com que todos se identifiquem com a menina “amarelada de medo”. Conheça este clássico.

Tags:  crianças,  educação infantil,  leitura em voz alta


Comentários