Grupo Autêntica

Balões, vida e tempo de Guignard

Balões, vida e tempo de Guignard

Novos caminhos para as artes em Minas e no Brasil

LIVRO

R$ 64,90

Carregando...

Esta é a biografia de Alberto da Veiga Guignard, a história de seus afetos, seus amores, seu trabalho, suas amizades, sua boemia, suas andanças e também de seus tropeços.

Nosso personagem nasceu em Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, em 1896, e faleceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, aos 66 anos. Ele que era, a um só tempo, príncipe e patinho feio, enteado de um barão europeu que nunca lhe deu crédito. Criou-se artista em Munique, na Alemanha, e viveu a boemia na Paris da Geração Perdida. Voltou então para o Rio de Janeiro, onde se conectou com os maiores nomes de seu tempo, e, para se desintoxicar de seus desvios alcoólicos, foi viver no campo, em Itatiaia. Depois se mudou para Belo Horizonte, onde se tornou a maior referência do ensino de Arte Moderna no Brasil, e, enfim, escolheu Ouro Preto como sua cidade-inspiração. Hoje, é um dos maiores nomes da Arte Moderna, com obras nos mais importantes museus do país e do mundo, entre eles o Museum of Modern Art (MoMA), de Nova Iorque.

Os quadros que pintou e os artistas que o influenciaram oferecem muitas pistas sobre a essência de Guignard, assim como do amadurecimento e da valorização artística brasileira. Além da história desse grande nome da pintura modernista, dos altos e baixos que o elevaram a um patamar de importância no contexto da arte e do ensino brasileiros, este volume conta também com um glossário de movimentos artísticos, que apresenta um breve panorama das vanguardas que perpassam seu trabalho, e um glossário de nomes, que reúne informações complementares sobre uma profusão de artistas, poetas, jornalistas, escritores e políticos aqui citados.

Páginas: 368 • Formato: 16 x 23 cm • Acabamento: Brochura • ISBN: 9786559280155 • Código: 36609 • Autêntica Editora • Edição: 1 • Mês/Ano de publicação: 12/2020 • Primeira edição: 12/2020


Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.