Grupo Autêntica

Contemporânea Newsletter
A pedagogia, a democracia, a escola

A pedagogia, a democracia, a escola

, (autoria), , , , , , , , (tradução)

Livro físico Impressão sob demanda  impressão sob demanda

Umlivro

Carregando...

Os textos aqui reunidos são fragmentos do que poderia ser chamado de uma filosofia da educação que tenta lidar com os desafios da educação no presente. Seria artificial e ilusório reivindicar alguma unidade que os conectasse em um projeto intelectual global ou em uma teoria elaborada. No entanto, eles realmente compartilham uma compreensão particular dos desafios e são tentativas de lidar com eles de uma maneira específica. Por isso, o que os textos de fato revelam é uma maneira de conceber a “filosofia da educação”, antes de tudo, como uma tentativa de dar forma a uma determinada postura e a um certo ethos. Eles a abordam como trabalho educativo, em primeiro lugar: a filosofia como educação. Tal filosofia é, em certo sentido, crítica e pública ao mesmo tempo. Tenta se situar dentro de uma tradição “ascética” da filosofia, que compreende a crítica, não em termos de julgamento, mas em termos de uma experiência e de uma exposição. Nessa tradição, o trabalho da filosofia é, em primeiro lugar, um trabalho sobre si, isto é, submeter alguém à “prova da realidade contemporânea” (Foucault), o que implica um entendimento não dos outros, mas de si mesmo como sujeito da ação. Essa submissão de alguém à prova é, portanto, um exercício no contexto da autoformação e autoeducação.

Páginas: 240 • Formato: 14 x 21 cm • Acabamento: brochura • ISBN: 9788582172100 • Código: 29799 • Categoria(s): Educação, Filosofia da Educação, Formação de Professores e Docência • Autêntica Editora • Edição: 1 • Coleções: Educação: experiência e sentido • Coordenadores da Coleção Jorge Larrosa, Walter Kohan • Mês/Ano de publicação: 08/2014 • Primeira edição: 08/2014


Outros livros deste(s) autor(es)

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.