Grupo Autêntica

Contemporânea Newsletter
Infância entre educação e filosofia

Infância entre educação e filosofia

Livro físico Impressão sob demanda  impressão sob demanda

Umlivro, O Ateneum

Carregando...

Este livro propõe uma experiência para aquele que o escreve e para aquele que o lê. O tema principal é a infância, seu sentido principal é transformar a relação com a infância por meio da Filosofia e da Educação e a relação de quem escreve uma experiência, e de quem lê essa experiência. A preocupação maior é uma prática coletiva e um modo habitual de pensar as várias faces entre infância, Filosofia e Educação, particularmente no campo da Filosofia da Educação. O livro foi divido em duas partes. Na primeira parte, “Filosofias clássicas da Infância”, são estudadas formas de se constituir historicamente um mito em torno da infância. Na segunda parte, “A infância educa a Filosofia”, o autor faz uma afirmação sobre a idéia de infância, não como idade cronológica, mas como uma possibilidade afirmativa do pensar, como uma metáfora da gênese de um novo pensar. Esta imagem é desdobrada em dois momentos: a filosofia grega clássica e a filosofia francesa contemporânea.

O autor está, de alguma forma, propondo um certo conceito de infância que recrie a forma dominante de pensá-la: será uma infância da infância. São conexões entre os conceitos de infância, linguagem, experiência e História. Propostas de uma política da infância que permita pensar uma educação e uma Filosofia abertas e não totalitárias.

Páginas: 264 • Formato: 14 x 21 cm • Acabamento: Brochura • ISBN: 9788575260739 • Código: 26697 • Categoria(s): Educação, Filosofia da Educação • Autêntica Editora • Edição: 1 • Coleções: Educação: experiência e sentido • Coordenadores da Coleção Jorge Larrosa, Walter Kohan • Mês/Ano de publicação: 06/2007 • Primeira edição: 06/2007


Outros livros deste(s) autor(es)

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.