PNLD 2019. Educação infantil. Aprender com a criança. Obra Aprovada.

Aprender com a criança - Experiência e conhecimento Professor, cadastre-se aqui Veja o livro completo

Apresentação

Caras educadoras, prezados educadores

Este é um livro concebido e realizado para cada um de nós que, de um modo ou de outro, dedica-se à Educação Infantil. A partir de nossa própria experiência e de tudo aquilo que nos constitui, podemos pensar, realizar e aperfeiçoar atividades significativas abrangentes. Boas o bastante para todos, essas atividades significativas são também simples exemplos do que é possível propor às crianças que chegam ao tempo e ao espaço da Educação Infantil.

Aqui, vocês encontram um repertório de histórias, músicas, jogos e brincadeiras a ser continuamente expandido a partir de sua própria experiência no lugar onde vivem e trabalham. Assim como buscamos natureza e cultura que nos são próximas, a expectativa é que cada um de vocês faça o mesmo em sua prática cotidiana.

Problematizamos no livro aquilo que já está pronto e não exige de nós interação e desenvolvimento de competências. Pois é preciso aprender a aprender ao longo da vida. Daí decorre o princípio que oferecemos: aprender com a criança.

O que aprendemos com a criança? A nos afetar pela experiência – o que nos acontece. Assim como uma criança que pela observação e imaginação tenta compreender o seu entorno. Para isso é preciso realizar procedimentos, agir sobre a realidade. Aprender com a criança que conhecimento de si e conhecimento do mundo são movimentos solidários e indissolúveis.

Procedimentos realizados deixam traços, falas, desenhos; caminhos são percorridos e permanecem abertos. Neles prosseguimos a compreender processos de construção de conhecimentos. Para que nos fiquem claros esses caminhos, abrimos cada um dos cinco capítulos com um texto que contém modos de ser e de pensar de uma criança. A reflexão sobre o texto nos faz tomar consciência do que aprendemos com ela, e a partir disso propomos uma abordagem para os temas.

Buscamos autores e autoras que se dedicam à compreensão de processos de aprendizagem e de ensino para fundamentar e dar sustentação às atividades propostas. Estas estão organizadas em atividades habituais, sequências e projetos didáticos a serem combinadas no planejamento da rotina de trabalho. Valendo-nos do manancial que é a cultura popular brasileira, no final dos capítulos, sugerimos audiovisuais para assistir, pensar e conversar, e também livros para ler e ver com as crianças.

Além disso, ao longo do texto, são dadas orientações sobre o que se deve avaliar, observar, escutar e registrar, e, ao final, constam os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento. O livro conta, ainda, com material digital com conteúdo complementar – materiais gráficos, lúdicos e de avaliação – disponibilizado em mídia digital (DVD) anexa.

O resultado é para ser usado à sua própria maneira: como um livro de cabeceira que se abre em qualquer página, como fonte de referência, ou como repertório para composição de atividades.

Professores, professoras, pensamos sempre em sua voz singular, autoral; que este livro do professor de Educação Infantil seja um bom, e quem sabe, ótimo companheiro para colocar na prática intenções educativas que nos exigem, todos os dias, presença e dedicação.

As autoras
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