A superindústria do imaginário A superindústria do imaginário

A superindústria do imaginário

Como o capital transformou o olhar em trabalho e se apropriou de tudo que é visível

    • 4,5 • 2 avaliações
    • R$ 59,90
    • R$ 59,90

Descrição da editora

A partir da segunda metade do século XX, o capitalismo entrou em acelerada mutação e o corpo da mercadoria perdeu lugar para a imagem da mercadoria, interpelando o sujeito pelo desejo, não mais pela necessidade. O valor de uso deu lugar ao valor de gozo. Assim, os conglomerados monopolistas globais que se ocupam da comunicação, da exploração do olhar e da extração dos dados pessoais – e dos quais as mídias digitais um combustível e uma extensão – se tornaram o centro do capitalismo, a aura mais fulgurante da Superindústria do Imaginário.



Este livro pretende, portanto, explicar a mudança no curso a partir da qual a comunicação desenvolveu sua capacidade particular de fabricar valor em escala superindustrial e passou a dominar nada menos que o centro do capitalismo. Para isso, Eugênio Bucci se vale de um repertório vasto, que vai da sociologia jurídica à linguística, da física à filosofia, da psicanálise à economia política, se inscrevendo, também, no campo dos estudos da comunicação.

GÊNERO
Não ficção
LANÇADO
2021
24 de junho
IDIOMA
PT
Português
PÁGINAS
448
EDITORA
Autêntica Editora
VENDEDOR
Bookwire Brazil Distribuicao de Livros Digitais LTDA.
TAMANHO
3,2
MB

Mais livros de Eugênio Bucci

Roberto Marinho Roberto Marinho
2021
Existe Democracia sem verdade Factual? Existe Democracia sem verdade Factual?
2019
Incerteza, um ensaio: Como pensamos a ideia que nos desorienta (e orienta o mundo digital) Incerteza, um ensaio: Como pensamos a ideia que nos desorienta (e orienta o mundo digital)
2023
Pós-verdade e fake news Pós-verdade e fake news
2019
A forma bruta dos protestos A forma bruta dos protestos
2016
O Estado de Narciso O Estado de Narciso
2015