Adair Mendes Nacarato, Brenda Leme da Silva Mengali, Cármen Lúcia Brancaglion Passos
Distribuidores e Livrarias:
Disponível somente para pedidos de compra.
E-mail:
Neste livro, as autoras discutem o ensino de matemática nas séries iniciais do ensino fundamental num movimento entre o aprender e o ensinar.
Consideram que essa discussão não pode ser dissociada de uma mais ampla, que diz respeito à formação das professoras polivalentes – aquelas que têm uma formação mais generalista em cursos de nível médio (Habilitação ao Magistério) ou em cursos superiores (Normal Superior e Pedagogia). Nesse sentido, elas analisam como têm sido as reformas curriculares desses cursos e apresentam perspectivas para formadores e pesquisadores no campo da formação docente. O foco central da obra está nas situações matemáticas desenvolvidas em salas de aula dos anos iniciais. A partir dessas situações, as autoras discutem suas concepções sobre o ensino de matemática a alunos dessa escolaridade, o ambiente de aprendizagem a ser criado em sala de aula, as interações que ocorrem nesse ambiente e a relação dialógica entre alunos-alunos e professora-alunos que possibilita a produção e a negociação de significado.
Páginas: 144 • Formato: 16 x 23 cm • Acabamento: Brochura • ISBN: 9788551306475 • Código: 34859 • Categoria(s): Educação, Educação Matemática • Autêntica Editora • Edição: 3 • Coleções: Tendências em educação matemática • Coordenadores da Coleção Marcelo de Carvalho Borba • Mês/Ano de publicação: 09/2019 • Primeira edição: 09/2019