George Sand

É o pseudônimo de Amantine Aurore Lucile Dupin, escritora francesa, autora de romances, contos, peças teatrais, escritos autobiográficos, textos ensaísticos sobre temas políticos e de crítica literária.
Mulher de forte personalidade, chocou seus contemporâneos de várias maneiras, mas foi também muito imitada: pioneira em adotar um pseudônimo masculino para publicar seus escritos, ficou conhecida por usar roupas de homem, a pretexto de que com elas podia frequentar lugares não permitidos às mulheres, como algumas bibliotecas exclusivas e julgamentos públicos. Argumentava também que essas roupas eram mais baratas, numa época em que passava por dificuldades financeiras. Casada em 1821 com o barão François Casimir Dudevant, com quem teve dois filhos, deixou-o em 1831. Teve diversos relacionamentos amorosos, sendo seu longo romance com o compositor Frédéric Chopin o mais conhecido.

Embora muito difamada, manteve-se no centro da vida intelectual de sua época, sendo muito próxima de artistas e escritores como Balzac, Delacroix e Victor Hugo. Engajou-se em diversas causas sociais e políticas – o que transparece em sua obra, na qual cutuca as convenções sociais, denuncia e defende temas como a condição das mulheres e a situação dos pobres e dos operários. Tinha especial apreço pela vida campestre, que muitas vezes é cenário de suas narrativas.

George Sand costumava contar à noite, para suas netas Aurore e Gabrielle, histórias que criava com o intuito de entretê-las, mas também instruí-las. A maioria, infelizmente, se perdeu, restando apenas doze desses Contos de uma avó, escritos entre 1872 e 1875, inicialmente publicados em diversas revistas na forma de folhetins e mais tarde reunidos em livro.

Artigos sobre o autor

Receba as novidades da Autêntica infantil e juvenil
Vendas institucionais e licitações
International calls
+55 (11) 3034 4468
Belo Horizonte
Rua Carlos Turner 420, Bairro Silveira,
Belo Horizonte - MG, CEP 31140-520,
Tel. (31) 3465-4500
São Paulo
Av. Paulista, 2073, Conjunto Nacional,
Horsa I, 23º andar , Conj. 2310, 2311, 2312
Cerqueira Cesar, São Paulo - SP, CEP 01311-940,
Tel. (11) 3034-4468
Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.