Os túneis

A história jamais contada das espetaculares fugas sob o Muro de Berlim

(autoria), Carolina Caires Coelho (tradução)

Carregando...

No verão de 1962, um ano após a construção do Muro de Berlim, um grupo de jovens da Alemanha Ocidental arriscou a prisão, a tortura e a morte para libertar amigos, amantes e desconhecidos da Berlim Oriental, escavando túneis debaixo do Muro. Em seguida, duas redes de televisão dos Estados Unidos ouviram falar dos projetos secretos e correram para serem os primeiros a documentá-los. A NBC e a CBS financiaram dois túneis distintos em troca do direito de filmar as fugas, planejando programas especiais e espetaculares no horário nobre. O presidente John F. Kennedy, no entanto, era contrário a qualquer ação que pudesse desencadear um confronto com os soviéticos, tendo dito: “Um muro é melhor do que uma guerra”, e chegando a confessar ao secretário de Estado Dean Rusk: “Nós não nos importamos com a Berlim Oriental”. Kennedy aprovou manobras sem precedentes para anular os dois documentários, testando os limites de uma imprensa livre numa era de crescentes tensões nucleares.
______________

“Os túneis é uma das grandes histórias não contadas da Guerra Fria. Brilhantemente pesquisada e contada com grande talento, a narrativa de não ficção de Greg Mitchell se lê como o melhor thriller de espionagem, algo que Le Carré poderia ter imaginado. Facilmente o melhor livro que eu li no ano todo.”
Alex Kershaw, autor de Avenue of Spies

“Greg Mitchell é o melhor tipo de historiador: um verdadeiro contador de histórias. Os túneis é um conto emocionante sobre indivíduos heroicos desafiando um estado autoritário num momento crítico da Guerra Fria. Um thriller brilhantemente contado – mas é tudo verdade.”
Kai Bird, autor de The Good Spy

“Quando você ler a última página de Os túneis, de Greg Mitchell, você fechará o livro – mas só quando chegar lá.”
Alan Furst, autor de A Hero of France e Night Soldiers

“Greg Mitchell escreveu uma história fascinante enfocando um dos mais poderosos documentários já transmitidos na televisão: The Tunnel, da NBC. Aqueles de nós que vivenciamos aquela noite de dezembro de 1962 nunca esquecemos a experiência. Agora, Mitchell, um jornalista exemplar, vai além do que as câmeras registraram, no fundo do jogo político da Guerra Fria de Berlim. John le Carré não poderia ter feito melhor.”
Bill Moyers

“Os túneis descobre um submundo inexplorado de intriga da Guerra Fria. À medida que as tensões nucleares alcançam Berlim, todo um reino de heróis e vilões, com enredo principal e secundário, se desdobra abaixo da superfície da cidade. Verdadeiro drama histórico”.
Ron Rosenbaun, autor de Explaining Hitler e The Shakespeare Wars

“Um olhar empolgante sobre um capítulo doloroso da Guerra Fria, que narra os desesperados voos pela liberdade sob as ruas da Berlim pós-guerra e o preço que a política cobrou em vidas”.
Barry Meier, autor de Missing Man

Páginas: 352 • Formato: 16 x 23 cm • Acabamento: Brochura • ISBN: 9788582864005 • Código: 13020 • Editora Nemo • Edição: 1 • Mês/Ano de publicação: 07/2017


Receba as novidades da Editora Vestígio
Vendas institucionais e licitações
+55 31 3465 4500
International calls
+55 11 3034 4468
Belo Horizonte
Rua Carlos Turner 420, Bairro Silveira,
Belo Horizonte - MG, CEP 31140-520,
Tel. (31) 3465-4500
São Paulo
Av. Paulista, 2073, Conjunto Nacional, Horsa I, 23º andar , Conj. 2301 Cerqueira Cesar, São Paulo - SP, CEP 01311-940, Tel. (11) 3034-4468
Rio de Janeiro
Rua Debret, 23, sala 401, Centro Rio de Janeiro - RJ, CEP 20030-080, Tel. (21) 3179-1975