Autêntica Editora
   Áreas temáticas | Lançamentos | Coleções | Promoções | Mais vendidos | Fique por dentro | Imprensa
     
Neste número:
1) Autêntica já tem distribuição em Portugal
2) Ensino de Filosofia é carro-chefe da Autêntica
3) Livros exploram gêneros textuais
4) “O circo no risco da arte” trata do fabuloso universo circense
5) Traduções, projetos relevantes e reconhecimento
marcam o 12° ano de vida da Autêntica

6) Autêntica também no Twitter

Autêntica já tem distribuição em Portugal
mindlin
Além de contar com uma distribuição em todo o Brasil, aprimorada em seus 12 anos de existência, a Autêntica Editora passa a ter seus livros distribuídos também em Portugal, Angola e Moçambique. A Home Page www.autenticaeditora.com.br continua sendo um canal simples e eficiente de encomenda e compra de publicações tanto no Brasil quanto em outros países.
Ensino de Filosofia é carro-chefe da Editora
mindlin
O pensar filosófico é o principal eixo norteador do livro Filosofia – O paradoxo de aprender e ensinar, integrante da nova Coleção da Autêntica: Ensino de Filosofia. Na publicação, Walter Omar Kohan trata da relação entre quem aprende e quem ensina, dialogando com nomes como Foucault, Jacques Rancière e Jacques Derrida. O projeto também integra o título O ensino de filosofia como problema filosófico, de Alejandro Cerletti. Em direção a uma didática filosófica, como sugere o autor, o livro trata de temas como: a formação docente, a repetição e a criação na filosofia e em seu ensino, o perguntar filosófico e a atitude filosófica. Essa coleção chega ao mercado no momento em que outras importantes obras do mesmo tema são lançadas pela Autêntica, como o ABeCedário de criação filosófica, ousada seleção de pensamento-escrita organizada por Walter Omar Kohan e Ingrid Müller Xavier, escrita por 31 professores de diversos países da América Latina, de Portugal e da Itália; Infantis – Charles Fourier e a infância para além das crianças, assinado pelo professor emérito da Universidade de Paris 8, o francês René Schérer, e traduzido por Guilherme João de Freitas Teixeira, que traz ao leitor as ideias pedagógicas de Charles Fourier e explora concepções sobre a infância. Para completar esta lista, Vocabulário de Foucault - Um percurso pelos seus temas, conceitos e autores, do argentino Edgardo Castro, com tradução de Ingrid Müller Xavier, reúne cerca de 300 verbetes sobre os principais temas foucaultianos.

Saiba mais sobre as publicações e confira o que pensam os professores Silvio Gallo e Virgínia Kastrup:

Livros exploram gêneros textuais

quilombolasPrimeiro volume da série Minidicionários de Gêneros Textuais, o Minidicionário do discurso eletrônico-digital, de Sérgio Roberto Costa, lista em verbetes os principais gêneros que circulam no discurso eletrônico-digital. O livro traz também reflexões introdutórias sobre as relações discursivas, enunciativas, estilísticas e pragmáticas existentes entre as novas tecnologias, as ferramentas a serem utilizadas e seus modos de comunicação. Sérgio é autor de outra publicação da Autêntica: Dicionário de gêneros textuais, que chega agora à sua segunda edição.

Saiba mais sobre a série:

Magda Soares prefacia lançamento da Autêntica sobre
gêneros textuais. Leia aqui

Quem se interessou pela temática não pode deixar de conferir o livro Gêneros Textuais e comunidades discursivas – um diálogo com John Swales, organizado por Bernardete Biasi-Rodrigues, Júlio César Araújo e Socorro Cláudia Tavares de Sousa. O volume reúne um conjunto de artigos produzidos a partir da leitura da obra de John M. Swales e de questionamentos trazidos por pesquisadores brasileiros à questão dos gêneros discursivos.

O circo no risco da arte trata do fabuloso universo circense

Desde o final do século XVIII o circo vem reinventando suas relações com o corpo, a palavra, o objeto e o espaço. Organizado por Emmanuel Wallon, com a contribuição de Caroline Hodak-Cruel, traduzido por Ana Alvarenga, Augustin de Tugny e Cristiane Lage, o livro O Circo no risco da Arte reúne artigos de 20 renomados pesquisadores franceses acerca do processo de desenvolvimento e evolução do circo, desde o seu início até os dias atuais. A obra integra a programação do Ano da França no Brasil. Leia mais

Traduções, projetos relevantes e reconhecimento
marcam o 12° ano de vida da Autêntica


A chegada da Coleção Mimo – com traduções de clássicos como Meu coração desnudado, de Baudelaire, Manual do dândi – A vida com estilo, que reúne textos de Baudelaire, Balzac e D’Aurevilly – e a publicação de importantes traduções como Vocabulário de Foucault, de Edgardo Castro, O Olhar de Borges – Uma biográfica Íntima, , de Solange Fernandez Ordoñez, e A história ou a leitura do tempo, de Roger Chartier, ilustram a grande investida da Autêntica em 2009, ano em que ultrapassa 460 títulos em seu catálogo.

Depois da boa receptividade do livro História de Minas Gerais – As Minas Setecentistas, v. I e II, premiado com o Prêmio Jabuti 2008 na categoria "Ciências Humanas", outros títulos da Editora ganham reconhecimento nacional em 2009, com a indicação ao Prêmio São Paulo de Literatura.

Na categoria Melhor Romance de 2008, está O Ciclista, de Walther Moreira Santos, ganhador da primeira edição do Prêmio José Mindlin de Literatura. Já na categoria Melhor Romance de 2008 – Autor Estreante figura entre os finalistas o livro Peixe Morto, de Marcos Vinicius de Freitas, um dos vencedores do Prêmio Petrobras Cultural 2007 na categoria Literatura.

Para este segundo semestre, a Autêntica lançará importantes obras nas áreas de Filosofia e Ciências Humanas. Confira.

Autêntica também no Twitter

Um canal interativo, ágil e versátil. Assim é o Twitter da Autêntica. Acessando http://twitter.com/autentica_ed você acompanha em primeira mão as novidades sobre nossos livros e autores, além de conhecer ainda mais sobre os lançamentos da Editora. Com atualização diária, nosso Twitter é mais um canal para interagir com leitores e interessados em educação, cultura e literatura.

 
Lançamentos
 
Mais Vendidos
 
Corinthians Campeão Paulista 2009 – Invicto e fenomenal
Vocabulário de Foucault – Um percurso pelos seus temas, conceitos e autores
História ou a leitura do tempo, A
Ética
O olhar de Borges – Uma biografia sentimental
Ética – Edição monolíngue
ABeCedário de criação filosófica
Manual do dândi – A vida com estilo
Letramento – Um tema em três gêneros
Um verso a cada passo – A poesia na Estrada Real
Quitandas de Minas – Receitas de família e histórias
Bourdieu & a Educação
Boaventura & a Educação
Documentos de identidade – Uma Introdução às teorias do currículo
Habermas & a Educação
Deleuze & a Educação
Etnomatemática – Elo entre as tradições e a modernidade
Infantis – Charles Fourier e a infância para além das crianças


 
Confira nossas promoções
 
Diversidade cultural vai ao cinema, A
Escola vai ao cinema, A
Infância vai ao cinema, A
Mulher vai ao cinema, A
 
 
Uma história da invenção – Do machado de pedra aos chips de silicone
Antropologia & Educação
Biopolítica, governamentalidade e educação - Introdução e conexões, a partir de Michel Foucault
Crise da escola e políticas educativas
Gêneros textuais e comunidades discursivas: Um diálogo com John Swales
Histórias daqui e d’acolá
Negritude - Usos e sentidos
O ensino de filosofia como problema filosófico
 

Televendas

 

 

  Autêntica Editora Ltda. 2009 | Como comprar | Fale conosco | Se descadastrar
Autêntica Editora
gutenberg
Boletim produzido pelas Editoras Autêntica e Gutenberg. Endereço: rua Aimorés, 981, 8º andar, Funcionários, CEP 31140-071, Belo Horizonte MG.
Tel.: (31) 3222-6819 Fax: (31) 3224-6087. Jornalista responsável: Andréia Vitório, RG. 10939/MG. Mais informações ou sugestões: imprensa@autenticaeditora.com.br