Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Vocabulário de Foucault

Autêntica lança esperada tradução Vocabulário de Foucault

Outros três títulos de Filosofia chegam ao mercado em evento marcado por mesa redonda com estudiosos

Quatro importantes obras relacionadas às áreas de Filosofia e Ciências Humanas chegam de uma só vez ao mercado editorial: Vocabulário de Foucault; Infantis – Charles Fourier e a infância para além das crianças; ABeCedário de criação filosófica; e Filosofia – O paradoxo de aprender e ensinar. Para marcar o lançamento desses títulos, a Autêntica Editora e a Livraria da Travessa promovem uma mesa redonda com a participação dos professores Guilherme Castelo Branco, Virgínia Kastrup e Silvio Gallo. O evento será no Rio de Janeiro, no dia 16 de junho às 19h, na Livraria da Travessa, no Shopping Leblon (Avenida Afrânio de Melo Franco, 290 – Loja 205-A). A partir desse dia, as obras poderão ser encontradas em todo o Brasil.

Um dos livros mais esperados, o Vocabulário de Foucault, do argentino Edgardo Castro, com tradução de Ingrid Müller Xavier, reúne cerca de 300 verbetes sobre os principais temas foucaultianos – tais como experiência, loucura, história, linguagem, poder e crítica. Para o professor Sílvio Gallo, a obra possui grande abrangência e será fundamental para todos que estudam o filósofo: ”Como é uma obra muito bem trabalhada, ela tem muito potencial para quem pesquisa Foucault no Brasil”.

A tradução teve a revisão técnica dos professores Alfredo Veiga-Neto e Walter Omar Kohan, que o consideram um precioso instrumento de busca pelos pensamentos do filósofo: “Poucos escritos sobre Foucault merecem tanto o nome de ‘caixa de ferramentas’ como o livro que estamos apresentando em versão em língua portuguesa: Vocabulário de Foucault, de Edgardo Castro. Produto de um rigoroso e exaustivo estudo, não hesitamos em afirmar que se trata de um instrumento de trabalho precioso, fundamental, utilíssimo para os interessados em pensar com e a partir do filósofo. Com efeito, o leitor tem em mãos um sofisticado mapa de suas principais temáticas e questões. Cada verbete não apenas ‘faz referência a onde, nos escritos de Foucault, aparece cada termo, mas quer, ademais, oferecer uma indicação (às vezes sucinta, às vezes extensa) de seus usos e contextos’. Algo assim como o mais completo ‘motor de busca’ para visitar os caminhos de seu pensamento”.

O livro Infantis – Charles Fourier e a infância para além das crianças, assinado pelo professor emérito da Universidade de Paris 8, o francês René Schérer, e traduzido por Guilherme João de Freitas Teixeira, traz ao leitor as ideias pedagógicas de Charles Fourier, além de explorar concepções sobre a infância que escapam ao corriqueiro. De acordo com professora Virgínia Kastrup, a obra de Schérer traz uma concepção de infância distinta daquela fundamentada na psicologia do desenvolvimento infantil, relacionada às mudanças comportamentais referentes à idade, ao andamento da vida: “O livro traz a ideia de uma infância para além das crianças, que se aproxima do conceito ‘devir-criança’, de Gilles Deleuze e Félix Guattari”.

Em Filosofia – O paradoxo de aprender e ensinar, que recebeu menção honrosa na área de Educação pela Fundação Argentina do Livro, Walter Omar Kohan explora a relação paradoxal que se manifesta não apenas entre um professor e um aluno de Filosofia, mas em toda relação pedagógica propriamente dita. A obra é traduzida por Ingrid Müller Xavier.

Outra publicação que promete despertar grande interesse é o ABeCedário de criação filosófica, ousada seleção de pensamento-escrita organizada por Walter Omar Kohan e Ingrid Müller Xavier e escrita por 31 professores de diversos países da América Latina (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e Uruguai), Portugal e Itália. A obra vai além de um dicionário de Filosofia, a partir dos conceitos dados a cada palavra utilizada, como definem os organizadores: “A filosofia diz respeito a olhar de certa maneira o mundo, partindo do que está mais perto da gente. O tratamento que neste livro é dado a cada palavra, na tentativa de ir além do dicionário, responde a essa ideia. Aqui, a criação parte da concretude de uma barba, um índio, uma janela para não deixar dúvidas sobre a proximidade entre a filosofia e o cotidiano. Noções tradicionais da filosofia, como amizade, pensamento ou justiça, também são concretas, embora pareçam abstratas”.

Segundo Sílvio Gallo, Filosofia – paradoxo de aprender e ensinar e ABeCedário de criação filosófica são obras importantes porque a Filosofia será, em pouco tempo, disciplina obrigatória nos três anos do Ensino Médio. Para o professor, os livros são fundamentais, pois um discute a prática de ensino da Filosofia na escola de forma muito interessante, o outro é essencial para o conhecimento filosófico.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.