Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Sexto volume de "O Mundo de Edena" conclui belamente a saga do genial Moebius

O epílogo da fascinante série O Mundo de Edena, de Moebius, reserva uma surpresa, levando-nos de volta ao começo da saga. As quatro histórias curtas reunidas em O Mundo de Edena 6: Os Consertadores, lançamento da Nemo, mostra as primeiras viagens espaciais de Stel e Atan, a aparição inicial dos Pif-Pafs e conta até mesmo com uma participação especial do Major Grubert, de A Garagem Hermética. Abordando temas como o misticismo e a ecologia, as histórias reunidas neste volume final são em sua maioria HQs silenciosas ou com pouco texto, ao estilo das aventuras de Arzach. O ponto alto, mais uma vez, é o visual fantástico e peculiar de Moebius.

Os consertadores, veiculada inicialmente no último número da mítica revista À Suivre, em dezembro de 1997, abre o álbum e se relaciona com “Consertos”, publicada no primeiro volume O Mundo de Edena: Na Estrela. Nesta, Stel socorre seu jovem duplo, ou talvez um pequeno Moebius, oferecendo ao leitor uma explicação para seu amor pela mecânica. No caso de “Os consertadores”, os mecânicos espaciais vão “oficialmente” ao socorro do desenhista, um intemporal Moebius, representado como era nos anos 1970, na casa onde morou nos anos 1990. Em “Planeta Ainda”, por sua vez, Stel e Atan são os protagonistas de uma história anterior à epopeia em Edena, com uma mensagem clara do autor: “seremos levados planetariamente a modificar nossos comportamentos e nossas crenças, ou morreremos”.

A primeira aparição dos narigudos, ou Pif-Pafs, tão recorrentes durante a saga de Edena, está presente na história “Ver Nápoles”, na qual um aparente Pif-Paf compra uma passagem com destino àquela cidade e acaba se surpreendendo com sua inusitada imagem. Criada 13 anos depois, “Morrer e ver Nápoles” é uma narrativa em 27 quadros em que os Pif-Pafs cruzam o caminho de Major Grubert, intercalando os múltiplos universos criados por Moebius. A história foi criada a partir da inversão da expressão popular “Ver Nápoles e morrer” para, de acordo com o autor, “realizar algo verdadeiramente interessante”.

Como o próprio Moebius afirma, “a realização de O Mundo de Edena deve me trazer respostas a certas questões: é uma espécie de diário íntimo”. Para o leitor, certamente levantará inúmeros questionamentos sobre nossa própria existência e o mundo em que vivemos, sendo sobretudo uma bela e arrebatadora viagem em quadrinhos.

Sobre o autor – Jean Giraud (Moebius) nasceu em Nogent-sur-Marne, na França, em 1938. Começou sua carreira como artista de quadrinhos aos 18 anos, publicando sua primeira história, “Frank et Jeremie”, para a revista Far West. Tornou-se mais conhecido ao desenhar a série de faroeste Blueberry, publicada pela revista Pilote. Em 1963, Jean Giraud dá vida a seu pseudônimo Moebius na revista Hara Kiri, onde publica diversas histórias. Em 1974, ajuda a criar a revista de fantasia e ficção científica Mètal Hurlant, com as primeiras histórias de Arzach. Como Moebius, o artista francês também colaborou em diversos filmes de ficção científica, como Alien (1979), Tron (1982) e O Quinto Elemento (1997). Faleceu em 10 de março de 2012, em Paris. A Editora Nemo já publicou do autor a fantástica Coleção Moebius, com as HQs que o consagraram, além desta belíssima série O Mundo de Edena.

Ficha técnica:
Preço: R$ 49,00
Páginas: 56
Editora: Nemo
Formato: 24 × 32 cm
Acabamento: Capa dura
ISBN: 978-85-8286-068-7

Arquivos

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.