Fique por dentro do Grupo Autêntica

Press kit: "Lima Barreto"

Livro resgata crônicas de Lima Barreto sobre a cidade do Rio de Janeiro

Lançamento da Autêntica Editora, a obra é um projeto em parceria com a Biblioteca Nacional

No mês em que acontece a 15ª Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), evento que homenageia Lima Barreto, a Autêntica anuncia Lima Barreto: cronista do Rio, uma reunião inédita de crônicas do escritor carioca sobre o Rio de Janeiro, selecionadas pela especialista Beatriz Resende. O volume contempla alguns dos momentos mais significativos e saborosos do autor sobre a cidade, os bairros cariocas, seus principais logradouros e sua expressão cultural.

Nas palavras de Beatriz Resende, organizadora da edição e também autora de Lima Barreto e o Rio de Janeiro em fragmentos (Autêntica), “ uma bela maneira de conhecermos o Rio de Janeiro do início do século XX – as décadas de 1910 e 1920 – é seguirmos os passos do escritor carioca Afonso Henriques de Lima Barreto. Acompanharmos os passos, os olhos, o deslumbramento, o espanto, a indignação, os protestos e a ternura ”.

Circulando por entre os cenários dos romances de Lima Barreto, as 50 crônicas convidam o leitor para um passeio literário no tempo: uma visita no centro da cidade de Isaías Caminha, passando pelo subúrbio quase zona agrária de Clara dos Anjos, com parada no hospício da Praia da Saudade, em frente ao mar da Urca, onde Policarpo Quaresma é recolhido. Não ficam de fora, neste roteiro pessoal do cronista, pontos charmosos da capital como a Academia Brasileira de Letras, a Rua do Ouvidor, o Teatro Municipal, entre outros.

A obra, uma coedição com a Fundação Biblioteca Nacional, traz um projeto gráfico especial com uma seleção de fotos que dará ao leitor de hoje a oportunidade de conhecer melhor a cidade do começo do século XX, suas transformações e seus encantos. As imagens, clicadas por fotógrafos contemporâneos de Lima Barreto, apresentam desde os dotes naturais da cidade, entre o mar e as montanhas, até as mais variadas intervenções urbanas, oferecendo o panorama de um Rio de Janeiro plural.

Através desses textos podemos seguir o roteiro cumprido pelo escritor vindo do subúrbio de Todos os Santos, onde morava, de trem, até a Central do Brasil. De lá ao centro, em bonde, mas por vezes a pé. Por vezes, do centro ao Leme, ao Leblon, e até mesmo ao distante Jardim Botânico, em mania perambulatória, gastando os sapatos cambetas ”, completa Beatriz Resende.

Lima Barreto: cronista do Rio oferece múltiplas imagens do Rio de Janeiro da Primeira República, deixadas pelo olhar único do escritor que experienciou subúrbio da cidade, as ruas desordenadas, calçadas mal planejadas, população de hábitos simples, famílias de funcionários públicos subalternos, operários e desempregados que, por muitos anos, foram narrados por sua literatura.

Sobre a organizadora: Beatriz Resende é professora titular da Faculdade de Letras da UFRJ e pesquisadora do Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC/Letras/UFRJ). Pesquisadora do CNPq, é também Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ. Entre os livros que publicou, estão: Contemporâneos: expressões da literatura brasileira no século XXI (Casa da Palavra/Biblioteca Nacional, 2008) e Apontamentos de crítica cultural (Aeroplano, 2000). Organizou Possibilidades da nova escrita literária no Brasil, com Ettore Finazzi-Agró (Revan, 2014); Cocaína, literatura e outros companheiros de ilusão (Casa da Palavra, 2006); Rio Literário: um guia apaixonado da cidade do Rio de Janeiro (Casa da Palavra, 2005), Toda Crônica, uma reunião das crônicas de Lima Barreto, com Rachel Valença (Agir, 2004), e Lima Barreto e o Rio de Janeiro em fragmentos (Autêntica, 2016).

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (11) 3034-4468.

← Voltar

Vendas institucionais e licitações
+55 31 3465 4500
International calls
+55 11 3034 4468
Belo Horizonte
Rua Carlos Turner 420, Bairro Silveira,
Belo Horizonte - MG, CEP 31140-520,
Tel. (31) 3465-4500
São Paulo
Av. Paulista, 2073, Conjunto Nacional,
Horsa I, 23º andar , Conj. 2310, 2311, 2312
Cerqueira Cesar, São Paulo - SP, CEP 01311-940,
Tel. (11) 3034-4468
Rio de Janeiro
Rua Debret, 23, sala 401, Centro
Rio de Janeiro - RJ, CEP 20030-080,
Tel. (21) 3179-1975