Fique por dentro do Grupo Autêntica

Press kit: "Lima Barreto e o Rio de Janeiro em fragmentos"

Lima Barreto e o Rio de Janeiro em fragmentos, de Beatriz Resende, chega às livrarias pela Autêntica Editora

Lima Barreto e o Rio de Janeiro em fragmentos não visa retomar a trajetória ou o perfil literário do autor de Triste fim de Policarpo Quaresma. Buscando outro caminho, o livro reúne diversos fragmentos para contemplar uma faceta de Afonso Henriques de Lima Barreto (1881-1922) ainda pouco conhecida: a do cronista engajado e tangido pelo povo no desespero de seu cotidiano. O lançamento da Autêntica leva a (re)descobrir o autor, mergulhar no vasto mar de suas crônicas e seus textos de intimidade e adentrar na situação peculiar do Rio de Janeiro como capital federal. Um passeio literário que contempla a cidade não do alto do Pão de Açúcar, mas do subúrbio, com o olhar das classes subalternas, dos que são rejeitados, dos sem-fala, enfim, uma visão da cidade não tão cheia de encantos.

A produção literária de Lima Barreto mostra um Rio de Janeiro de vida social fragmentada, de espaços que se cruzam mas não se encaixam, num relato vivo da cidadania ameaçada. Seus textos não canônicos encontram uma possibilidade de representação crítica das questões da vida urbana, lançando o mais veemente protesto contra a cassação da cidadania, nos fragmentos que escreve dentro do espaço de privação da liberdade que é o hospício.
Beatriz Resende faz uma análise da faceta mais pública da produção de Lima Barreto, as crônicas, e da mais privada, a literatura da intimidade, mais especificamente o Diário do hospício. Com isso, a pesquisadora resgata uma obra que até então não havia recebido a devida importância e oferece ao leitor a oportunidade de se aprofundar numa narrativa que transita entre três planos: o ficcional, o histórico e o autobiográfico.

Ao considerar as crônicas jornalísticas como um documento de verdade entre a ficção e a história, a autora rompe com a limitação dos gêneros e inaugura um espaço de investigação livre sobre a realidade do país, o regime político que se instaurou na época, suas práticas e as reações populares: “Na verdade, o que Lima Barreto mostra é a verdadeira cara da cidade do Rio de Janeiro, sua resistência à ordem organizada imposta, ao Estado controlador, reação nem sempre organizada”.

Nesta segunda edição revista, a autora avalia a modernidade latente dos escritos de Lima Barreto, rastreando meticulosamente o contexto não só para inscrevê-lo na tradição moderna brasileira, mas também para apresentá-lo como um crítico audaz do modernismo e criador de rupturas com a linguagem acadêmica e erudita. Para completar essa árdua tarefa, Beatriz utiliza também fontes de importantes pensadores de variadas áreas, como Walter Benjamin, Michel Foucault, Roland Barthes, Hannah Arendt, Marshall Berman, Roberto DaMatta, José Murilo de Carvalho e outros.

No prefácio, Antonio Arnoni Prado destaca que poucos estudos avançaram tanto quanto o de Beatriz Resende sobre o Lima Barreto cronista, ressaltando que o leitor “tem, diante de si, o retrato inédito de um narrador moldado nas ruas pela visão dilacerada dos que não têm voz”.

Estabelece-se, portanto, entre a vida do autor e sua produção, um vínculo que tem a ver com a própria temática de sua obra: a defesa incondicional do direito do cidadão, o acesso à informação e a valorização do nacional. Como diz nosso autor, “a arte e a literatura são cousas sérias, pelas quais podemos enlouquecer”.
Beatriz Resende – Lima Barreto
e o Rio de Janeiro em fragmentos

Sobre a autora: Nascida no Rio de Janeiro, Beatriz Resende é professora titular da Faculdade de Letras da UFRJ e pesquisadora do CNPq e do Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC/Letras) da UFRJ. É também Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ. Entre os livros que publicou, estão: Contemporâneos: expressões da literatura brasileira no século XXI (2008) e Apontamentos de crítica cultural (2000). Participou ainda da organização de Possibilidades da nova escrita literária no Brasil, com Ettore Finazzi-Agró (2014); Cocaína, literatura e outros companheiros de ilusão (2006); Rio Literário: um guia apaixonado da cidade do Rio de Janeiro (2005) e Toda Crônica, uma reunião das crônicas de Lima Barreto, com Rachel Valença (2004).

Serviço

Autora: Beatriz Resende
Preço: 39,00
Páginas: 192
Formato: 15,5 × 22,5 cm
Acabamento: brochura
Editora: Autêntica
ISBN: 978-85-8217-921-1

Arquivos

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (11) 3034-4468.

← Voltar

Vendas institucionais e licitações
+55 31 3465 4500
International calls
+55 11 3034 4468
Belo Horizonte
Rua Carlos Turner 420, Bairro Silveira,
Belo Horizonte - MG, CEP 31140-520,
Tel. (31) 3464-4500
São Paulo
Av. Paulista, 2073, Conjunto Nacional,
Horsa I, 23º andar , Conj. 2310, 2311, 2312
Cerqueira Cesar, São Paulo - SP, CEP 01311-940,
Tel. (11) 3034-4468
Rio de Janeiro
Rua Debret, 23, sala 401, Centro
Rio de Janeiro - RJ, CEP 20030-080,
Tel. (21) 3179-1975