Fique por dentro do Grupo Autêntica

Press kit: "Flor de açafrão"

Flor de Açafrão integra coleção Argos, da Autêntica Editora

Livro de Guacira Lopes Louro reúne ensaios sobre questões de gênero e sexualidade

Inspirada por diversos filmes, dois romances e um conto, Guacira Lopes Louro nos mostra em Flor de Açafrão: Takes, cuts, close-ups como as questões de gênero e sexualidade estão entrelaçadas ao cinema e à literatura. “_Desde há muito essas questões me ocupam. Elas foram se armando nas leituras, nas pesquisas, nos encontros; transformaram-se em aulas, palestras, textos; ganharam intensidade em debates, seminários, rodas de conversa. Estenderam-se para além do mundo acadêmico_”, conta Guacira.

Baseado em obras de autores e diretores de diferentes nacionalidades, gêneros e épocas, o livro materializa o olhar preciso de Guacira, que vê nas sutilezas e insinuações de uma boa narrativa, seja na tela, seja no papel, a trama do que constrói e subverte os gêneros e as sexualidades.

Nos fios e nas cores desse tecido não poderia faltar Almodóvar, John Huston, Laís Bodanzky, Virginia Woolf, James Joyce, Judith Butler, Susan Sontag e tantos outros, tantas outras. Os livros e filmes selecionados pela autora são peças que a tocaram – como numa ida ao cinema marcada pelo detalhe de uma cena, a paixão por um livro acesa por uma palavra bem colocada. “_É sempre o olhar, as intenções, os desejos de quem contempla que importam_”, declara.

Lançada em 2017 pela Autêntica Editora, a coleção Argos reúne obras clássicas e contemporâneas que fomentam o debate sobre estudos de gênero e teoria queer. Alinhada à evolução dessas discussões nos últimos anos, a coleção se propõe a contribuir com um referencial que convide ao diálogo. Entre os títulos já lançados, estão: Argonautas , de Maggie Nelson; Foucault e a teoria queer , de Tamsin Spargo; e Desejos digitais , de Richard Miskolci.

Sobre a autora: Guacira Lopes Louro é doutora em Educação pela UNICAMP, licenciada em História e mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É autora de O corpo educado: pedagogias da sexualidade e Um corpo estranho: ensaios sobre sexualidade e teoria queer (Autêntica) e Gênero, sexualidade e educação e Corpo, gênero e sexualidade (Vozes), entre outros. Traduziu para Autêntica o livro Judith Butler e a teoria queer, de Sara Salih.

Arquivos

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (11) 3034-4468.

← Voltar

Vendas institucionais e licitações
+55 31 3465 4500
International calls
+55 11 3034 4468
Belo Horizonte
Rua Carlos Turner 420, Bairro Silveira,
Belo Horizonte - MG, CEP 31140-520,
Tel. (31) 3465-4500
São Paulo
Av. Paulista, 2073, Conjunto Nacional,
Horsa I, 23º andar , Conj. 2310, 2311, 2312
Cerqueira Cesar, São Paulo - SP, CEP 01311-940,
Tel. (11) 3034-4468
Rio de Janeiro
Rua Debret, 23, sala 401, Centro
Rio de Janeiro - RJ, CEP 20030-080,
Tel. (21) 3179-1975