Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Em "Pílulas Azuis", Frederik Peeters desmistifica a relação amorosa com portadores de HIV

Vencedora do prêmio Polish Jury Prize, graphic novel autobiográfica aborda tema delicado sem autocomiseração e com doses moderadas de humor

Foi em uma noite festiva de verão que Fred conheceu Cati. Anos depois, eles se reencontram e vivem uma conexão instantânea que os levam a embarcar em uma comovente e verdadeira história de amor. Nesse momento, Cati encara a árdua tarefa de revelar ao seu parceiro ser soropositiva, assim como seu filho de três anos. É quando Frederik Peeters escolhe amar mesmo em face a grandes desafios.

Pílulas azuis, de um dos quadrinistas mais celebrados da Europa, traduz com delicadeza a vivência real e complexa de um relacionamento assombrado pelo HIV. É por meio de ilustrações em preto e branco que Peeters narra o desenvolvimento da intimidade do casal, a maneira como assume seu enteado, o preconceito, as surpresas e sua reveladora relação com um médico cuja afeição e franqueza o permite encontrar meios para quebrar todas as barreiras que ainda existem na sua relação com Cati.

A graphic novel autobiográfica mergulha em angústias, dificuldades e realizações de um casal que vive um misto de amor e medo causado pela doença. Visitas regulares ao médico, o sexo com camisinha e livre de contaminação, e o uso dos medicamentos para controlar o avanço da doença são alguns dos fatos relatados por Peeters que permitem ao leitor compreender esse universo e rever a errônea visão de que esta doença leva necessariamente à morte.

Na história e na realidade, o autor questiona o sentido da vida, apresentando sua vulnerabilidade em um diálogo socrático com um mamute. Nesse episódio, a discussão com o animal imaginário também o ajuda a perceber que conviver com a doença é completamente possível, pois ela o tornou livre para desfrutar a vida ao lado de Cati.

Lançada no Brasil pela editora Nemo, essa edição conta com o epílogo inserido posteriormente por Peeters. Nele, o autor revela como a família tem lidado com o HIV nos últimos treze anos, desde a primeira edição, de 2001.

Sobre o autor: Frederik Peeters nasceu em 1974, na Suíça. Em 1995, formou-se em Artes Visuais pela École Supérieure d’Arts Appliqués, de Genebra. Pílulas azuis, sua obra mais conhecida, ganhou o Polish Jury Prize no festival de quadrinhos Angoulême. A série Aâma, de quatro volumes – dois dos quais já foram publicados pela Nemo –, também foi aclamada no mesmo festival em 2013, tendo recebido o prêmio de Melhor Série pelo seu segundo volume.

Ficha técnica:
Autor: Frederik Peeters
Preço: R$ 39,90
Páginas: 208
Editora: Nemo
Formato: 17 × 24 cm
Acabamento: brochura
ISBN: 978-85-8286-159-2

Arquivos

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.