Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Coleção Práticas Docentes, da Autêntica Editora, lança dois novos títulos: "Ensino d(e) história indígena" e "História oral na sala de aula"

Voltados para o aprimoramento de professores, obras levantam questões urgentes a fim de enriquecer o universo escolar

Desde a vigência da Lei n. 11.645/08, tornou-se obrigatório o ensino de história e cultura indígena no Brasil. Nesse sentido, Ensino d(e) história indígena traz casos que funcionam como roteiros capazes de enriquecer o trabalho das salas de aula, seja ele destinado a ministrar explanações, orientar pesquisas ou mesmo exercitar a prática do debate bem orientado.

A partir de uma questão recorrente, porém profunda: O que você sabe sobre os índios?, o livro trabalha no sentido de desmistificar a figura dos nativos desta terra que, de acordo com a organizadora Luisa Tombini Wittmann, via de regra, são romantizados ou vistos como eternos perdedores. O contato de indígenas com não indígenas é bastante complexo, e aqui a discussão busca entender os resultados e legados dessa relação.

O segundo livro, História oral na sala de aula, trata da apreensão do mundo a partir das lembranças dos indivíduos e questiona a visão do saber como algo pronto. Ao estimular trabalhos criativos, é possível atuar interdisciplinarmente e desenvolver nos estudantes novas habilidades de leitura que conectem o aluno não apenas com a comunidade que o cerca, mas também com as que estão ao lado e da qual ele não faz parte de forma mais direta.

O método de história oral como recurso pedagógico é pouco explorado no Brasil e, ao reverter essa realidade, será mais assertivo desenvolver o potencial crítico e reflexivo em todo o corpo discente – independentemente da faixa etária ou nível escolar no qual o aluno se enquadre. Reforçar laços entre pessoas, gerações, comunidades e tempos, através de relatos, falas, escutas e registros de toda ordem, é o objeto de estudo deste livro.

Sobre os autores

Ensino de história indígena – historiadora doutora pela Universidade de Campinas, Luisa Tombini Wittmann leciona tanto na graduação como na pós em História da Universidade do Estado de Santa Catarina, onde coordena projetos de extensão e pesquisa na área de História Indígena. É autora do livro O vapor e o batoque: imigrantes alemães e índios Xoklengs no Vale do Itajaí/SC (1850-1926) e da tese Flautas e maracás: música nas aldeias jesuíticas da América portuguesa (séculos XVI e XVII), além de capítulos em livros e artigos em revistas especializadas.

História oral na sala de aula – historiador e comunicólogo com atuação nas áreas de história oral, história intelectual, comunicação, música e literatura no Brasil, Ricardo Santhiago é autor dos livros Solistas dissonantes: História (oral) de cantoras negras e Alaíde Costa: faria tudo de novo, além de coorganizador de outras obras, como Depois da utopia: a história oral em seu tempo. Em 2012, recebeu o prêmio Article Award da Oral History Association pelo melhor artigo de história oral do biênio, “The Dissonant Lives of Brazilian Black Women Singers”, publicado no periódico britânico Oral History Journal. Idealizou o primeiro curso e o primeiro simpósio brasileiros sobre história pública, sendo um dos fundadores da Rede Brasileira de História Pública, trabalho que lhe rendeu, em 2014, o prêmio New Professional Award do National Council on Public History. Em estágio pós-doutoral na Universidade Federal Fluminense, dedica-se a um estudo abrangente e interdisciplinar sobre a história, a teoria e a metodologia da história pública no Brasil.

Docente da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, onde leciona tanto em cursos de graduação quanto no Programa de Mestrado em Estudos Culturais, Valéria Barbosa de Magalhães é socióloga e doutora em História Social. Coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa em História Oral e Memória, no qual desenvolve projetos nos campos da imigração e da história oral. Nesse grupo de pesquisas, executou, juntamente com Ricardo Santhiago, cursos de extensão para professores de ensino fundamental e médio sobre a aplicação da história oral na sala de aula. É autora do livro O Brasil no Sul da Flórida: subjetividade, identidade e memória e coorganizadora dos livros: Depois da Utopia: a história oral em seu tempo; Memória e diálogo: escutas da Zona Leste e visões sobre a história oral; Narrativas e experiências: histórias orais de mulheres brasileiras; e Reflexões sobre a tolerância: direitos dos animais.

Ficha técnica: Ensino d(e) história indígena
Preço: R$ 47,00
Páginas: 208
Editora: Autêntica
Coleção: Práticas Docentes
Formato: 16 × 23 cm
Acabamento: Brochura
ISBN: 978-85-8217-427-2

Ficha técnica: História oral na sala de aula
Preço: R$ 47,00
Páginas: 208
Editora: Autêntica
Coleção: Práticas Docentes
Formato: 16 × 23 cm
Acabamento: Brochura
ISBN: 978-85-8217-431-9

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.