Fique por dentro do Grupo Autêntica

Press kit: "Desejos digitais"

Coleção Argos lança título de Richard Miskolci

Desejos digitais apresenta uma análise sociológica da busca por parceiros na internet

Em Desejos digitais, lançamento da Coleção Argos, o sociólogo Richard Miskolci analisa a experiência da primeira geração de homens a usar a internet em busca de parceiros amorosos ou sexuais. Em quase uma década de pesquisa original nas cidades de São Paulo e São Francisco (EUA), Miskolci parte de fontes históricas sobre as homossexualidades masculinas, uma extensa etnografia e a observação em salas de bate-papo, sites de anúncios e aplicativos para contrastar a forma como esses homens se envolvem no uso das tecnologias.

O livro estuda o que motiva a busca de parceiros pela internet, assim como as regras tácitas que moldam as interações on-line e definem até mesmo as relações que ali se criam. A despeito de avanços e conquistas na esfera dos direitos sexuais, homossexuais continuam vigiados e impedidos de expressar seu desejo por outros homens de maneira pública e livre. Miskolci apresenta essa aparente contradição reconstituindo a história que nos trouxe até aqui: desde a recusa social ao desejo por pessoas do mesmo sexo, o que delimitou a própria compreensão do sujeito desejante nas teorias sociais e psicanalíticas, até a perseguição cotidiana a homossexuais após a Segunda Guerra Mundial, a Revolução Sexual que ainda não se concluiu e o período mortal de epidemia da aids.

Para a pesquisadora e professora Larissa Pelúcio, a obra oferece um cenário que vai da maçã envenenada, usada pelo inventor do computador, Alan Turing, para prover sua própria morte, até as derivas urbanas de homens contemporâneos que, como Turing, vivem sob suspeição de seus desejos. “Nesse percurso, Richard Miskolci nos brinda com uma breve, mas rica história emocional das mídias, apresentando-nos ainda a conceitos potentes para pensarmos as relações contemporâneas e imprime espessura sociológica às suas especulações sobre amor, sexo, segredo e desejo”, declara no prefácio.

Desejos digitais permite compreender como a tecnologia tem transformado o ser humano e suscitado questões cada vez mais urgentes à sociologia e à psicanálise.

Lançada em 2017 pela Autêntica Editora, a coleção Argos reúne obras clássicas e contemporâneas que fomentam o debate sobre estudos de gênero e teoria queer. Alinhada à evolução dessas discussões nos últimos anos, a coleção se propõe a contribuir com um referencial que convide ao diálogo. Entre os títulos já lançados, estão: Argonautas, de Maggie Nelson; Foucault e a teoria queer, de Tamsin Spargo; e Flor de açafrão, de Guacira Lopes Louro.

Sobre o autor: Richard Miskolci é professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de São Carlos. Coordenou, na UFSCar, o curso Gênero e Diversidade, oferecido na modalidade a distância para mais de mil educadores/as em todo o país. A partir dessa experiência, organizou o livro Marcas da diferença no ensino escolar (2010). Autor de diversos artigos sobre sexualidade, gênero e Teoria Queer, coordena o grupo de pesquisa Corpo, Identidades e Subjetivações, é pesquisador associado ao Núcleo de Estudos de Gênero Pagu (UNICAMP) e membro do comitê editorial dos periódicos Cadernos Pagu e Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar.

Arquivos

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (11) 3034-4468.

← Voltar

Vendas institucionais e licitações
+55 31 3465 4500
International calls
+55 11 3034 4468
Belo Horizonte
Rua Carlos Turner 420, Bairro Silveira,
Belo Horizonte - MG, CEP 31140-520,
Tel. (31) 3465-4500
São Paulo
Av. Paulista, 2073, Conjunto Nacional,
Horsa I, 23º andar , Conj. 2310, 2311, 2312
Cerqueira Cesar, São Paulo - SP, CEP 01311-940,
Tel. (11) 3034-4468
Rio de Janeiro
Rua Debret, 23, sala 401, Centro
Rio de Janeiro - RJ, CEP 20030-080,
Tel. (21) 3179-1975