Fique por dentro do Grupo Autêntica

Press kit: "Ipseitas"

Autêntica publica manuscrito de Bento Prado Júnior

No ano em que se completam 80 anos de nascimento e 10 anos de morte do autor, livro inacabado ganha edição e organização do filósofo Vladimir Safatle

Guiado pelo princípio de “deixar se manifestar o trabalho do pensamento”, o filósofo Vladimir Safatle editou e organizou Ipseitas , manuscrito de Bento Prado Júnior, que em seus últimos anos de vida se dedicou à elaboração de uma trilogia da qual este livro seria o primeiro volume.

Considerado um dos mais importantes nomes da filosofia feita no Brasil, Prado Jr. foi a influência maior de gerações de pesquisadores e filósofos brasileiros que procuravam modelos de reflexão capazes de aliar rigor e originalidade, abertura à filosofia contemporânea e cuidado com a história da filosofia.

O autor não chegou a esboçar o que seriam os outros dois volumes da trilogia, intitulados Actio e Contemplatio, que formariam A ipseidade e suas formas de expressão. Ipseitas , agora publicado pela Autêntica, tem como eixo central a exposição da resistência da categoria de sujeito, para além de sua redução a uma categoria meramente psicológica, e a importância de tal estratégia para o debate filosófico atual.

O manuscrito de Bento Prado Júnior era composto de um índice com a estrutura geral do projeto, textos de vários capítulos, transcrições de gravações de aulas que serviriam para um texto final, alguns capítulos já terminados e outros que ainda seriam retrabalhados. Diante da disparidade do material, a proposta de Safatle foi publicar apenas os textos dos capítulos, retirando as transcrições, mas mantendo as indicações do lugar em que elas foram anexadas. Safatle conserva nesta edição o máximo de seu tom original, limitando-se apenas a retirar algumas repetições, revisar e construir pequenas passagens.

Esta edição manteve o índice do manuscrito, indicando os capítulos que não foram escritos, para que o leitor tenha uma ideia mais clara do projeto que prometia ser a obra maior de uma das mais importantes trajetórias intelectuais da filosofia brasileira.

Sobre o autor: Bento Prado Júnior (1937-2007) escritor, professor, crítico literário, tradutor e poeta, é um dos mais importantes nomes da filosofia feita no Brasil. Em 1964, defendeu sua tese de livre-docência sobre Bergson, que deu origem ao livro Presença e campo transcendental: consciência e negatividade na filosofia, lançado em 1988. Autoexilou-se na França no período da ditadura militar e retornou nos anos 1970. Foi professor de Filosofia na Universidade de São Paulo, posteriormente na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e, finalmente, na Universidade Federal de São Carlos.

Sobre o editor: Vladimir Safatle nasceu em Santiago do Chile em 1973. Formado em Filosofia pela Universidade de São Paulo, é mestre em Filosofia pela mesma universidade, com dissertação sobre o conceito de sujeito descentrado em Jacques Lacan, sob a orientação de Bento Prado Júnior. Doutorou-se em Filosofia pela Universidade de Paris VII com tese sobre as relações entre Lacan e a dialética, sob a orientação de Alain Badiou. Professor livre-docente do Departamento de Filosofia da FFLCHE-USP, é um dos coordenadores do Laboratório de Pesquisas em Teoria Social, Filosofia e Psicanálise (Latesfip/USP), juntamente com Christian Dunker e Nelson da Silva Júnior, e membro do conselho diretivo da International Society of Psychoanalysis and Philosophy.

Arquivos

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (11) 3034-4468.

← Voltar

Vendas institucionais e licitações
+55 31 3465 4500
International calls
+55 11 3034 4468
Belo Horizonte
Rua Carlos Turner 420, Bairro Silveira,
Belo Horizonte - MG, CEP 31140-520,
Tel. (31) 3465-4500
São Paulo
Av. Paulista, 2073, Conjunto Nacional,
Horsa I, 23º andar , Conj. 2310, 2311, 2312
Cerqueira Cesar, São Paulo - SP, CEP 01311-940,
Tel. (11) 3034-4468
Rio de Janeiro
Rua Debret, 23, sala 401, Centro
Rio de Janeiro - RJ, CEP 20030-080,
Tel. (21) 3179-1975