Fique por dentro do Grupo Autêntica

Press kit: "Crer em história"

Autêntica publica Crer em história, de François Hartog

Livro investiga o conceito de história a partir de questões historiográficas e políticas

Em Crer em história , lançamento da Autêntica Editora pela coleção História e Historiografia, François Hartog investiga o conceito de história, retomando questões historiográficas e políticas que acompanham sua interpretação de nosso tempo e de seu regime de historicidade dominante: o presentismo. Ele recoloca em primeiro plano, e de modo incontornável, o problema das relações entre experiência temporal e escrita da história.

Partindo de perguntas como “Ainda cremos em História?” e “O que significa hoje responder sim ou não a essa questão?”, o autor desenvolve sua investigação e sua reflexão nesta obra que é um chamamento à tarefa de resolver, pela própria história, os impasses da história.

Sob a rubrica “História”, o pensamento moderno forjou e justificou uma ideia de tempo identificada ao progresso que arrastou consigo o movimento de todas as coisas. Foi longo o período em que os historiadores se mantiveram encastelados nessa ideologia moderna. Mas algo aconteceu. Combinado às experiências traumáticas do século XX, outro tipo de pensamento veio à tona e, com ele, o estranhamento diante de nosso mergulho na história. Memória, patrimônio, comemoração e identidade, expressões de um presente perene, vieram ocupar o lugar antes reservado a um tempo que tudo altera.

François Hartog procura explicitar as condições nas quais se operou essa mudança, oferecendo indicações para se compreender o contemporâneo. A vitalidade da história, segundo ele, é medida por sua capacidade de estabelecer correspondências entre passado, presente e futuro.

Sobre o autor: François Hartog é historiador, doutor em Historiografia Antiga e Moderna e professor das mesmas disciplinas na École des Hauts Études en Sciences Sociales, na França. É membro dos importantes institutos de História Centre Louis Gernet de Recherches Comparées sur les Sociétés Anciennes e Centre de Recherche Historique. É também um dos fundadores da Association des Historiens, associação dos historiadores da França, e já publicou diversos livros sobre História e Historiografia.

Arquivos

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (11) 3034-4468.

← Voltar

Vendas institucionais e licitações
+55 31 3465 4500
International calls
+55 11 3034 4468
Belo Horizonte
Rua Carlos Turner 420, Bairro Silveira,
Belo Horizonte - MG, CEP 31140-520,
Tel. (31) 3465-4500
São Paulo
Av. Paulista, 2073, Conjunto Nacional,
Horsa I, 23º andar , Conj. 2310, 2311, 2312
Cerqueira Cesar, São Paulo - SP, CEP 01311-940,
Tel. (11) 3034-4468
Rio de Janeiro
Rua Debret, 23, sala 401, Centro
Rio de Janeiro - RJ, CEP 20030-080,
Tel. (21) 3179-1975