Fique por dentro do Grupo Autêntica

Press kit: "Do espírito geométrico e Da arte de persuadir"

Autêntica lança coletânea de textos de Blaise Pascal

Livro reúne reflexões do filósofo sobre método, geometria, física, política, espiritualidade e religião

De pesquisas sobre o vácuo à polêmica religiosa, da invenção da máquina de calcular à de circuitos de transporte público, Blaise Pascal possui uma obra admirável, por sua variedade e sua consistência, e ainda mais por ter-se construído em um período tão curto. Considerado um homem múltiplo, Pascal se interessava por diversos campos do saber e se envolvia com as grandes questões da sua época. Essa pluralidade deu origem a Do espirito geométrico e Da arte de persuadir , lançamento da Autêntica Editora.

A coletânea compreende reflexões sobre método, geometria, física, política, espiritualidade e polêmica religiosa. Os dez opúsculos e cartas reunidos são acompanhados de prefácio, introdução e notas, e foram integralmente traduzidos por Flavio Fontenelle Loque a partir da edição crítica das Obras Completas de Pascal, editadas por Jean Mesnard.

Dividido em quatro blocos, os textos não seguem uma ordem cronológica, mas temática. No primeiro bloco está a questão do método, partindo da geometria e chegando à física. No segundo, a oposição entre ciência e poder – as pretensões mundanas do filósofo. No terceiro, o tema da política e da moral. No último, a religião tratada sob três perspectivas: espiritualidade, teologia e polêmica.

Segundo Flavio Fontenelle Loque, dada a amplitude de temas, o objetivo da coletânea é fornecer uma imagem mais complexa e, dessa maneira, mais genuína de Pascal.

Este volume pertence à coleção Filô, que reúne não apenas os clássicos da filosofia antiga, moderna e contemporânea, mas também autores e textos que interrogam e problematizam a ideia de uma história linear e unitária da razão, ou, ainda, que se arriscam a pensar os desafios da atualidade.

Sobre o autor: Blaise Pascal foi um dos principais filósofos franceses da modernidade. Nasceu na pequena cidade de Clermont-Ferrand, em 1623, e morreu em Paris, em 1662. Desde muito cedo, revelou grande aptidão para a matemática, como se vê pela invenção e produção da máquina de calcular e pelos escritos sobre as cônicas, o triângulo aritmético e a cicloide. No campo das ciências, seguindo o caminho aberto por Torricelli, dedicou-se às pesquisas sobre o vácuo e o peso da massa de ar, além de ter elaborado uma reflexão importante sobre a noção de método. Ainda bastante jovem, em 1646, Pascal tornou-se adepto do jansenismo, mas somente depois de uma experiência religiosa marcante, ocorrida na noite de 23 de novembro de 1654, sua adesão ao cristianismo ganhou a intensidade e a centralidade que o levariam a compor as Cartas provinciais e os fragmentos que, coligidos postumamente, haveriam de formar os Pensamentos.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (11) 3034-4468.

← Voltar

Vendas institucionais e licitações
+55 31 3465 4500
International calls
+55 11 3034 4468
Belo Horizonte
Rua Carlos Turner 420, Bairro Silveira,
Belo Horizonte - MG, CEP 31140-520,
Tel. (31) 3465-4500
São Paulo
Av. Paulista, 2073, Conjunto Nacional,
Horsa I, 23º andar , Conj. 2310, 2311, 2312
Cerqueira Cesar, São Paulo - SP, CEP 01311-940,
Tel. (11) 3034-4468
Rio de Janeiro
Rua Debret, 23, sala 401, Centro
Rio de Janeiro - RJ, CEP 20030-080,
Tel. (21) 3179-1975