Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Argonautas, de Maggie Nelson, inaugura a coleção Argos

Ensaio autobiográfico traz ideias atuais sobre desejo e identidade

Vencedor do National Book Critics Circle Award em 2015 e escolhido como um dos livros do ano pelo New York Times , o ensaio autobiográfico de Maggie Nelson chega ao Brasil pela Autêntica Editora. Argonautas tem como temas centrais a relação amorosa da autora com o artista Harry Dodge, a gravidez dela e como os dois formaram uma família queer.

Nesta “autoteoria”, um livro de memórias pincelado por pequenas doses de teoria, Nelson faz um relato sobre desejo e identidade, sobre as complexidades e as alegrias de constituir uma família e a experiência de se apaixonar por Dodge, uma pessoa de gênero fluido, demonstrando as limitações e as possibilidades do amor e da linguagem.

No rastro de intelectuais como Susan Sontag e Roland Barthes, Nelson atrela sua experiência pessoal a uma análise rigorosa do que importantes teóricos disseram sobre sexualidade, gênero, casamento e educação infantil. Sua escrita é permeada por passagens de nomes como Judith Butler, Eve Sedwick, Winnicott, Leo Bersani, Foucault e Deleuze.

Para Rogério Bettoni, tradutor do livro e coordenador da coleção Argos, Argonautas é uma obra madura e moderna, que nos captura do início ao fim. “ O livro é a reafirmação de que o ser humano deveria viver sua liberdade de forma radical, sem nunca abrir mão da própria identidade ”, comenta.

Lançada em 2017 pela Autêntica Editora, a coleção Argos reúne obras clássicas e contemporâneas que fomentam o debate sobre estudos de gênero e teoria queer. Alinhada à evolução dessas discussões nos últimos anos, a coleção se propõe a contribuir com um referencial que convide ao diálogo. Entre os títulos já lançados, estão: Flor de açafrão , de Guacira Lopes Louro; Foucault e a teoria queer , de Tamsin Spargo; e Desejos digitais , de Richard Miskolci.

Sobre a autora: Maggie Nelson escreveu livros de não ficção, poesia e memórias. Recebeu algumas bolsas de apoio à literatura: a da Creative Capital, em 2013; a National Endowment for the Arts Fellowship, em 2011; a Bolsa Guggenheim em 2010 e um auxílio para escrita sobre arte concedido em 2007 pela Fundação Andy Warhol. Em 2016, foi premiada com a bolsa da Fundação MacArthur, uma das mais importantes dos Estados Unidos. Atualmente mora em Los Angeles e é professora da Escola de Estudos Críticos do California Institute of the Arts.

Sobre o tradutor: Rogério Bettoni é tradutor principalmente de filosofia, humanidades, literatura moderna e contemporânea – Judith Butler, Slavoj Žižek, Agatha Christie, David Baldacci, Ernest Hemingway, Herman Melville, Charlotte Brontë e Katherine Mansfield são alguns nomes que já verteu. Em 2016, foi tradutor residente do Programa de Tradução Literária do The Banff Centre, em Banff, Canadá. Atualmente mora em Belo Horizonte e coordena a Coleção Argos

Arquivos

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.