Fique por dentro do Grupo Autêntica

Press kit: "A vida de Lima Barreto"

A vida de Lima Barreto ganha nova edição pela Autêntica Editora

Clássica biografia apresenta o relato completo da trajetória do autor de Triste fim de Policarpo Quaresma

Publicada pela primeira vez em 1952, A vida de Lima Barreto , de Francisco de Assis Barbosa, além de conquistar o prestigioso Prêmio Fábio Prado, teve um importante papel no ano de seu lançamento: resgatou e pôs luz na obra de Lima Barreto, injustamente esquecido desde sua morte, em 1922.

Relançada pela Autêntica Editora, a obra – que não perde em atualidade e importância – chega às livrarias no mês em que acontece a 15ª Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), evento que homenageia o escritor carioca, com debates sobre o seu papel e suas contribuições na história da literatura brasileira.

Considerada por estudiosos como o mais expressivo modelo de biografia escrito no país, A vida de Lima Barreto oferece o relato completo da trajetória de Lima Barreto, tendo como pano de fundo a história da cidade em que viveu.

Para Beatriz Resende, especialista na obra de Lima Barreto, este é um dos mais importantes estudos da vida literária brasileira no período e uma prática inovadora no gênero biografia. “ A vida de Lima Barreto retrata a história da cidade do Rio de Janeiro no século XX, analisa as relações entre intelectuais e a sociedade, produz um agudo balanço da política no país e passa a influenciar decisivamente os estudos literários ”, completa no prefácio.

O livro é fruto do esforço e da dedicação de Francisco de Assis Barbosa, que, após ganhar a confiança da família, resgatou os originais do escritor – deixados no guarda-comidas da casa de Todos os Santos – e organizou diversos de seus manuscritos, como os textos do Diário do hospício e do Diário íntimo.

A edição da Autêntica – a décima primeira – conta ainda com texto de orelha assinado por Rachel Valença, uma das grandes estudiosas do autor no país, que afirma: “ se hoje a obra de Lima Barreto é conhecida e admirada, se atravessou cem anos sem perder a pujante atualidade, é, sem dúvida, a Francisco de Assis Barbosa que isso se deve ”.

Pode-se dizer que 2017 é “o ano de Lima Barreto”, com homenagens, publicações e novos estudos sobre o autor, colocando em evidência o reconhecimento merecido do escritor carioca que deixou um legado extraordinário de uma obra que sobreviveu aos percalços de uma vida difícil e ao preconceito da sociedade.

Sobre o autor: Francisco de Assis Barbosa nasceu em Guaratinguetá, em 21 de janeiro de 1914. Foi um biógrafo, ensaísta, historiador e jornalista brasileiro. Junto com sua atividade na escrita e no jornalismo, exerceu cargos administrativos e de assessoria editorial, sempre com uma vida profissional bastante agitada. Nas palavras de Otto Lara Resende, “Chico se aplicava, competente, fosse no que fosse. Lima Barreto ressuscitou na sua pesquisa. Tomou gosto pela História do Brasil, de que se tornou um especialista. Trabalhou, operoso, em favor das glórias alheias, ilustres ou modestas, obscuras ou brilhantes”. Foi membro da Academia Brasileira de Letras e faleceu em 8 de dezembro de 1991, no Rio de Janeiro.

Arquivos

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (11) 3034-4468.

← Voltar

Vendas institucionais e licitações
+55 31 3465 4500
International calls
+55 11 3034 4468
Belo Horizonte
Rua Carlos Turner 420, Bairro Silveira,
Belo Horizonte - MG, CEP 31140-520,
Tel. (31) 3465-4500
São Paulo
Av. Paulista, 2073, Conjunto Nacional,
Horsa I, 23º andar , Conj. 2310, 2311, 2312
Cerqueira Cesar, São Paulo - SP, CEP 01311-940,
Tel. (11) 3034-4468
Rio de Janeiro
Rua Debret, 23, sala 401, Centro
Rio de Janeiro - RJ, CEP 20030-080,
Tel. (21) 3179-1975