Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

A história que levou ao sucesso e ao poder os heróis digitais de uma nova era

Lançando um olhar sobre o que existe por trás das telas, este livro faz uma análise da vida e da profissão daqueles que se tornaram as maiores celebridades da geração atual: os youtubers

Como jovens – e alguns adultos – rebeldes, incomodados com suas vidas, criaram o maior fenômeno da internet? Nos últimos 10 anos, os youtubers se ergueram como os mais importantes e relevantes influenciadores da juventude brasileira. Felipe Neto, Kéfera, Whindersson Nunes, Júlio Cocielo, Gregório Duvivier, Fábio Porchat, Kibe, Mandy Candy, Liniker, KondZilla, Henrytado, RezendeEvil, Marco Túlio (o Authentic Games), Cauê Moura e tantos outros se transformaram em ícones ao conquistar milhões de seguidores – e bilhões de views. No processo, tornaram-se celebridades multimilionárias que mal conseguem sair de casa sem serem abordadas por dezenas de fãs.

O clube dos youtubers – Como ícones rebeldes construíram o maior fenômeno da internet e se tornaram os principais influenciadores da juventude brasileira, terceira obra do escritor e jornalista Filipe Vilicic, lançamento em alta da editora Gutenberg, é uma profunda radiografia da ascensão dos youtubers. “Neste livro, não encontrará aquele youtuber que vê na tela do celular. Encontrará muito mais que isso. Não ficará no superficial, não se restringirá ao que todos já sabem. Você vai descobrir as histórias que ninguém sabe. Nem o Treta News”, afirma o autor.

Ao longo de quatro anos de trabalho, Vilicic entrevistou mais de uma centena desses ídolos, além de seus agentes, amigos, familiares, fãs e tantos outros que formam o universo que os rodeiam. Assim, não só conta em detalhes a saga das grandes referências do meio, mas também explica como se construiu uma mania que tomou o mundo e, especialmente, o Brasil: somos o segundo maior mercado do YouTube e o país onde o site mais influiu no comportamento, na cultura e na formação moral e ética dos jovens.

Fãs de youtubers encontrarão uma série de revelações estonteantes sobre seus ídolos em um texto que perpassa casos emblemáticos, os verdadeiros tijolos que levantaram a fama e a riqueza dessas figuras. Eles estão felizes com tudo o que conquistaram? Usam drogas? Por que a depressão é um mal que acometeu tantos deles? E por que são rebeldes?

O livro traz ainda dezenas de histórias exclusivas. Os conflitos da trupe do Porta dos Fundos com políticos do mais alto calibre. A briga e a conciliação de Felipe Neto com Felipe Castanhari (e o que tudo isso tem a ver com os dois terem se alçado como vozes populares contra o governo de extrema direita de Jair Bolsonaro). A impressionante trajetória de Whindersson Nunes, que foi de ajudante de garçom a maior youtuber nacional. A história de mulheres como Maddu Magalhães, Lully e Natalia Kreuser, que encaram com firmeza o ambiente machista da internet. A genialidade dos empreendedores que criaram a Galinha Pintadinha. Os segredos de bastidores do próprio YouTube – incluindo a fórmula do sucesso para se tornar um famoso da internet – e muito mais. Este livro atrairá tantos os fãs quanto aqueles que ainda tentam compreender o tsunami de youtubers que inundou nossas vidas nesta era ultraconectada e qual o apelo desse tipo de conteúdo para as gerações mais jovens.

“Posso acordar amanhã e terem enjoado de mim (…) Vá fazer faculdade. O que aconteceu comigo foi sorte.”
Whindersson Nunes

Sobre o autor:
FILIPE VILICIC
é jornalista, escritor e editor de Tecnologia, Ciência e Ambiente da revista e do site da Veja, no qual também mantém o blog A Origem dos Bytes, que ultrapassa centenas de milhares de acessos mensais. Além disso, trabalhou para O Estado de S. Paulo, Veja São Paulo e Playboy, tendo colaborado com diversos outros veículos de renome da imprensa – inclusive com reportagens traduzidas para outros idiomas. Acompanha, desde o início e de muito perto, o fenômeno dos youtubers e de outros dos chamados influenciadores digitais, conduzindo entrevistas com centenas dessas celebridades e realizando visitas a escritórios do YouTube, da Google, do Facebook, da Apple e de tantas outras gigantes da indústria da tecnologia, em diversos países. O clube dos youtubers é seu terceiro livro, sendo que, na área da tecnologia – sua especialidade como repórter e articulista –, publicou também O clique de 1 bilhão de dólares, no qual nos conta a saga da criação do Instagram pelo brasileiro Michel “Mike” Krieger. Você pode encontrar Vilicic também em seu blog pessoal – o Balada do Fi – e em seus perfis nas redes sociais.

Arquivos

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.