Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

A arte no divã de Freud

Lançamento da Autêntica mostra artistas e suas obras sob o olhar da Psicanálise

O que a Psicanálise tem a dizer sobre a arte? E em que medida a produção artística pode trazer ensinamentos à clínica psicanalítica? No lançamento da Autêntica Editora, Arte, literatura e os artistas, Sigmund Freud abre muitos caminhos na demonstração das afinidades entre a arte e a Psicanálise. São textos que colocam a arte no divã freudiano e, sob o ponto de vista psicanalítico, conduzem a uma nova leitura da controversa relação entre autor e obra.

_“…obras de arte exercem um forte efeito sobre mim… Isso já me levou, em oportunidades adequadas, a me demorar longamente diante delas e a querer compreender tal efeito à minha maneira, ou seja, explicar a mim mesmo por quais meios surtem efeito.” A fascinação de Freud pela arte está presente não apenas nas inúmeras peças que ele mantinha em seu consultório, mas, sobretudo, nos seus escritos sobre literatura, artes e artistas. Nesta coletânea foram reunidos a quase totalidade desses textos em que o psicanalista busca ressaltar a importância do tema da criação artística e do efeito das obras de arte sobre o espectador.

Freud mobiliza conceitos importantes – como os de identificação, sublimação, fantasia, projeção, escolha, lembrança encobridora, Eu, entre outros –, além de apresentar uma infinidade de detalhes tanto da vida dos artistas quanto de suas criações, através de extensa pesquisa bibliográfica e aprofundada análise das obras. O pai da Psicanálise procura esclarecer o mistério do talento extraordinário que faz com que uma pessoa se torne um artista, de maneira a compreender melhor o valor e o efeito de suas produções artísticas. A edição da Autêntica traz ainda um dos mais belos textos de Freud, que narra um passeio em companhia do poeta Rainer Maria Rilke e de Lou Andreas-Salomé e também o discurso proferido quando recebeu o Prêmio Goethe.

A tradução, o prefácio e as notas são de Ernani Chaves, professor de estética e filosofia da arte na Faculdade de Filosofia da Universidade Federal do Pará (UFPA), pesquisador do CNPq, com estágio de pós-doutorado na Alemanha, na Universidade Técnica de Berlim e na Bauhaus-Universität, de Weimar. É autor de artigos e capítulos de livros no Brasil e no exterior, além de já ter traduzido autores como Nietzsche e Benjamin. A obra inclui ainda um posfácio de Edson Luiz André de Sousa, psicanalista e professor titular do Departamento de Psicanálise e Psicopatologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Arte, literatura e os artistas faz parte da coleção Obras Incompletas de Sigmund Freud, que proporciona ao leitor brasileiro traduções diretas do alemão, respeitando a fluência e a criatividade do grande escritor, mas também atentas ao uso dos conceitos pela comunidade psicanalítica brasileira. Mais do que uma nova tradução, a coleção pretende oferecer uma nova maneira de organizar e de tratar os textos. Um convite para que o leitor desconfie do caráter apaziguador que o adjetivo “completas” comporta.

A Psicanálise pode chegar a muitas soluções que não são alcançadas por outras vias e mostram tantas novas relações nas obras-primas do tecelão, tais como as que se estendem entre os investimentos pulsionais, as vivências e a obra de um artista. Na medida em que uma das mais importantes funções do nosso pensamento é a de dominar psiquicamente o material do mundo exterior, penso que devemos agradecer à Psicanálise, quando ela se volta para os grandes homens, a fim de contribuir para o entendimento de suas grandes realizações.
Sigmund Freud – Arte, literatura e os artistas

Serviço:

Autor: Sigmund Freud
Tradutor: Ernani Chaves
Coleção: Obras Incompletas de Sigmund Freud
Preço: R$ 49,00
Páginas: 344
Formato: 14 × 21
Acabamento: brochura
ISBN: 978-85-8217-603-0

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.