Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

"Relatar a si mesmo" apresenta estudo aprofundado de Judith Butler sobre filosofia moral

Obra oferece esboço de uma nova prática ética proposta pela pensadora contemporânea

Com tradução de Rogério Bettoni e posfácio de Vladimir Safatle, chega ao Brasil pela Autêntica Editora, na coleção Filô, Relatar a si mesmo: crítica da violência ética. No livro, a filósofa americana Judith Butler traça um parâmetro para uma nova prática ética que responda à necessidade de autonomia crítica e que se fundamente em um novo sentido do que é o sujeito.

Com provocantes questões colocadas ao longo da obra, Butler tem como ponto de partida nossa capacidade de responder a perguntas do tipo “Como (eu) devo agir?” ou “O que (eu) devo fazer?”. A filósofa demonstra que essas indagações só podem ser resolvidas se antes perguntarmos quem é esse “eu” que se vê na obrigação de fazer um relato de si e agir de determinada maneira.

Para além dos estudos de gênero, esta obra nos mostra como é difícil que o sujeito relate a si mesmo e como a falta de autotransparência e narratividade é crucial para um entendimento ético do ser humano. Em diálogo com Adorno, Foucault, Lévinas e outros pensadores, Butler nos oferece uma crítica do sujeito moral, argumentando que o sujeito ético transparente e racional é um construto impossível que busca negar a especificidade do que é ser humano.

Ao reformular a ética como um projeto em que ser ético significa tornar-se crítico das normas que nunca escolhemos, mas que guiam nossas ações, Butler ilumina o que significa, para nós, criar e compartilhar uma ética da vulnerabilidade, da humildade e da responsabilidade.

O posfácio desta edição, assinado pelo também filósofo Vladimir Safatle, nos introduz no universo de Butler, apresentando a maneira como ela desenvolve suas discussões sobre problemas de gênero, ética, política e reconhecimento.

Sobre a autora: Judith Butler doutorou-se em Filosofia pela Universidade Yale em 1984 e hoje é professora de Retórica e Literatura Comparada na Universidade da Califórnia, Berkeley. É autora de diversos livros, entre os quais se destacam Problemas de gênero e O clamor de Antígona: parentesco entre vida e morte. Tem presença marcante em debates sobre direitos humanos e identidade de gênero e ganhou vários prêmios na área, entre eles o Adorno Prize, de Frankfurt (2012), por suas contribuições para os estudos de gênero, para a filosofia política e para a filosofia moral.

Sobre o tradutor: Rogério Bettoni formou-se em Filosofia pela UFSJ e especializou-se em Tradução pela UFMG. Trabalha como tradutor nas áreas de Ciências Humanas, Artes e Literatura, e pesquisa as interseções entre hermenêutica e teoria da tradução.

Serviço:
Autora: Judith Butler
Tradução: Rogério Bettoni
Coleção: Filô
Preço: R$ 39,90
Páginas: 200
Formato: 14 × 21 cm
ISBN: 978-85-8217-688-7

Arquivos

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.