Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Historiador francês lança novo olhar sobre a França no século XX

Jean-François Sirinelli é um dos nomes mais destacados da historiografia francesa atual. Conhecido por suas contribuições inovadoras para a história política e cultural, dedica-se ao século XX, especialmente ao tempo presente, e tem privilegiado o sujeito agente e pensante, livre de quaisquer prisões estruturais. Contribui, assim, para uma história cultural do político, que é sempre social. E é isso que ele apresenta em Abrir a história: novos olhares sobre o século XX francês, lançamento da Autêntica Editora, que marca a estreia do autor Brasil.

Segundo o historiador e professor da UFMG Rodrigo Patto Sá Motta, que assina a apresentação da obra, “Sirinelli revisita alguns de seus temas prediletos, que implicam questões importantes para historiadores e outros interessados nesse campo: as relações complexas entre história e memória, o impacto das guerras, a influência das culturas políticas, a história cultural do político, as mídias e a democracia, os dilemas da história política ante a ampliação de escalas espaciais (transcendendo as fronteiras nacionais) e temporais”. Para Motta, “um dos pontos altos do livro é sua contribuição para o debate sobre os limites cronológicos da história do tempo presente, em que Sirinelli usa a bem inspirada metáfora do pôlder”.

Abrir a história é um trabalho com temas desafiadores, que retoma conceitos como os de cultura política e geração, tratando-os em função de questões pouco usuais – a da transgressão, dos estereótipos e dos mitos da sociedade e da política francesa contemporânea”, complementa a pesquisadora Angela de Castro Gomes, do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil. Para ela, “ele instiga debates teórico-metodológicos e convida os historiadores a se lançarem à experiência da pesquisa em ‘geometria variável’”.

A obra integra a Coleção História e Historiografia, que objetiva disponibilizar aos professores e estudantes de história títulos ainda não traduzidos no Brasil, escritos por autores que têm se notabilizado pela contribuição para a renovação temática, as reflexões de método e os debates teóricos no interior da historiografia contemporânea.

Sobre o autor – Jean-François Sirinelli (1949) é diretor da Revue Historique e presidente do Comitê Científico de História da Unesco. Autor e organizador de diversas obras, entre as quais Para uma história cultural (em parceria com Jean-Pierre Roux, traduzida em Portugal), Mai 68: l´événement Janus e Les intellectuels en France, de l’Affaire Dreyfus à nos jours. Abrir a história é o primeiro livro publicado no Brasil desse autor que se define como um restituidor de complexidades e que, desde sua biografia cruzada de Jean-Paul Sartre e Raymond Aron (Sartre et Aron, deux intellectuels dans le siècle), vem tramando história intelectual, cultural e política numa deriva que o aproximou cada vez mais de uma história do tempo presente.

Ficha técnica do livro

Título: Abrir a história: novos olhares sobre o século XX francês
Autor: Jean-François Sirinelli
Tradução: Fernando Scheibe
Número de páginas: 128
Formato: 15,5 × 22,5 cm
Preço: R$ 35,00
ISBN: 978-85-8217-435-7

Arquivos

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.