Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Pesquisadores avaliam o uso das tecnologias digitais na educação matemática

Com base em suas experiências como docentes e pesquisadores, Marcelo de Carvalho Borba, Ricardo Scucuglia Rodrigues da Silva e George Gadanidis lançam, pela Autêntica Editora, Fases das tecnologias digitais em Educação Matemática, em que discutem as diversas potencialidades de recursos que podem ser utilizados para o ensino e a aprendizagem de Matemática e que podem servir como um material de apoio pedagógico-didático para a sala de aula presencial ou virtual e em diversificados níveis de ensino.

Os autores partem de várias indagações: Como as inovações tecnológicas têm permeado a educação matemática? Como a investigação matemática baseada no uso de tecnologias foi se transformando ao longo dos anos? Quais tecnologias foram utilizadas? De que forma? Que tipos de atividades matemáticas foram exploradas?

Para respondê-las, eles avaliam a forma como a tecnologia digital vem sendo utilizada em diversos momentos da educação matemática. Essa tecnologia assumiu nomes distintos que simbolizaram diferentes épocas: Logo, informática, educação matemática online, tecnologias da informação, tecnologias da informação e comunicação, internet, etc. Essa diversidade revela que a tecnologia está em movimento. Os autores partem, portanto, da perspectiva de que o uso de tecnologias em educação matemática pode ser compreendido em quatro fases ou momentos: a primeira fase é caracterizada pelo uso do software Logo, a segunda pelo uso de softwares de geometria dinâmica e sistemas de computação algébrica, a terceira pelo uso da internet em cursos a distância e a quarta pelo uso da internet rápida, que democratiza a publicação de material digital na grande rede.

No primeiro capítulo, os autores apresentam cada uma das fases estudadas, explicitando termos e expressões específicas da Matemática e da Geometria. Em seguida, examinam a interlocução entre a segunda e a quarta fase, com base no uso do software GeoGebra para Cálculo Diferencial. Já no terceiro capítulo, o estudo reflete sobre o uso da internet e das redes sociais, como Facebook, YouTube e MOOC (Massive Open Online Course), vídeos digitais, telefones celulares, entre outros recursos. No capítulo seguinte, lidam com a noção de performance matemática digital, em que exploram aspectos do uso didático-pedagógico das artes e das tecnologias digitais para comunicação de ideias matemáticas por meio da internet, além de questões como multimodalidade e imagem pública da matemática para conceituar uma possibilidade de atuação na quarta fase voltada à inovação educacional. Para finalizar, fazem um breve encaminhamento sobre conjecturas a respeito do futuro das tecnologias em educação matemática.

Este é o terceiro livro da Coleção Tendências em Educação Matemática cuja temática central refere-se ao uso de tecnologias.

Sobre os autores: Marcelo de Carvalho Borba é licenciado em Matemática pela UFRJ, mestre em Educação Matemática pela Unesp (Rio Claro, SP) e doutor, nessa mesma área, pela Cornell University, Estados Unidos. Atualmente, é professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Unesp (PPGEM) e coordenador do Grupo de Pesquisa em Informática, Outras Mídias e Educação Matemática (GPIMEM).

Ricardo Scucuglia Rodrigues da Silva é licenciado em Matemática pela Unesp (Rio Claro, SP), mestre em Educação Matemática pela mesma instituição e doutor em Education Studies pela Western University (Ontário, Canadá). Atualmente é professor do Departamento de Educação da Unesp (São José do Rio Preto, SP). George Gadanidis é professor da Faculdade de Educação da Western University (Ontário, Canadá) e membro do Fields Institute for Research in Mathematical Sciences (Ontário, Canadá).

Ficha técnica

Título: Fases das tecnologias digitais em Educação Matemática: sala de aula e internet em movimento
Autores: Marcelo de Carvalho Borba, Ricardo Scucuglia Rodrigues da Silva e George Gadanidis
Formato: 14 × 21 cm
Número de páginas: 152
Preço: R$ 35,00
ISBN: 978-85-8217-499-9

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.