Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Žižek reflete sobre as reinvenções do ser e sua relação com a crença religiosa

23/08/2012 — Assessoria de Comunicação - Pluricom

O eslavo Slavoj Žižek conseguiu firmar-se como referência maior da tentativa contemporânea em renovar o pensamento da esquerda. Conhecido internacionalmente por suas polêmicas e inovadoras reflexões, chega agora ao Brasil, pela Autêntica Editora, O amor impiedoso (ou: Sobre a crença), em que o filósofo analisa o fenômeno da crença em nossa sociedade supostamente sem Deus.

Contrariando o prognóstico freudiano de que a ilusão religiosa sucumbiria diante do progresso da razão tecno-científica, Zizek mostra que a estrutura da crença é enraizada em nossas práticas sociais mais insuspeitas, desde a maneira como lidamos com nossos corpos no contexto da razão cibernética até o comprometimento de nossa forma de vida com o capital. O autor aborda diversas formas de crença, desde a religião cristã e o judaísmo até o hedonismo místico new-age. E propõe uma inusitada retomada de algumas coordenadas do cristianismo. A obra integra o selo Filô-Margens, que aposta numa filosofia inquieta, que interroga o presente e suas certezas, pelo confronto com outras práticas teóricas, como a psicanálise e a crítica cultural.

Operando uma articulação singular entre teoria social, psicanálise e tradição hegeliana de esquerda, Žižek dedicou boa parte de seus livros de intervenção para mostrar como os fatos aparentemente mais anódinos da cultura expõe a naturalização de formas de pensar ideologicamente comprometidas. Ele recupera, com isto, a perspicácia freudiana em mostrar como o que vemos como banal é, muitas vezes, sintoma de posições políticas que não tem coragem de dizer seu nome.

Neste livro, Žižek mostra sua capacidade em partir de premissas aparentemente não problemáticas, disposições arraigadas de conduta , assim como mitos intelectuais que não são vistos como tais, isto a fim de mostrar como a estrutura da crença é muito mais enraizada do que gostaríamos de imaginar. Desta forma, esta ampliação da crença não funciona como um convite à simples defesa de sua racionalidade, mas à consciência clara dos desafios que um pensamento realmente crítico deve saber superar. Um dos pontos fortes do livro é o esclarecimento do conceito lacaniano de real, numa célebre contenda com a leitura de Jacques-Alain Miller acerca dos paradigmas do gozo.

O texto de Slavoj Žižek foi traduzido do original inglês que corresponde ao conteúdo do livro publicado em 2001 pela editora alemã Suhrkamp, sob o título de Die gnadenlose Liebe, ou seja, O amor impiedoso. No mesmo ano, o livro foi publicado em inglês pela editora Routledge, como um dos volumes da coleção “Thinking in action”, sob o título On belief (Sobre a crença).

Sobre o autor – Slavoj Žižek nasceu em 1949 em Liubliana, antiga Iugoslávia, hoje Eslovênia. Estudou Filosofia na Universidade de Liubliana e Psicanálise na Universidade de Paris. É um crítico cultural conhecido internacionalmente por suas interpretações inovadoras sobre Jacques Lacan. É professor da European Graduate School e pesquisador no Instituto de Sociologia da Universidade de Liubliana. É também professor visitante em várias universidades como as de Columbia, Princeton, New School for Social Research e Michigan. Em 1990, foi candidato à Presidência da Eslovênia.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.