Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Tradições e mitos africanos desvendados em bela HQ infantojuvenil

22/01/2013 — Assessoria de Comunicação

Uma terrível seca aflige a população de uma vila Dogon, localizada no centro de Mali, na África ocidental. A falta de água ameaça as plantações. Preocupados, os anciões perguntam ao chacal se a situação vai melhorar, mas os vestígios deixados pelo animal na mesa de adivinhação não dão qualquer esperança. Nem mesmo as cerimônias com tambores ajudam. É então que dois audaciosos garotos decidem ajudar seu povo, dando início a uma aventura pelas terras de Dogon. Chega ao Brasil pela Editora Nemo O Apanhador de Nuvens: Uma Aventura no País Dogon, belíssima HQ infantojuvenil dos franceses Béka & Marko, com cores por Emmanuel Pinchon.

Amakalá é um menino fascinante. Além de sua curiosidade e disposição em ajudar o pai no campo, ele possui o dom de encontrar em seus sonhos a máscara que traz todas as novidades a seu povo. Ele está sempre com seu melhor amigo, Iemená, garoto dotado de um humor inteligente e sagaz, mas de temperamento cauteloso. Para Amakalá, a solução para o problema da seca está no “apanhador de nuvens”, um totem que fica no Altar do Binou para atrair as nuvens e fazer chover. Os dois amigos decidem então colocá-lo literalmente em ação. Mas nem tudo corre como o previsto e o apanhador de nuvens acaba roubado. Os meninos então terão de resgatá-lo a qualquer custo.

Béka e Marko propõem uma viagem maravilhosa pelo mundo Dogon. Uma oportunidade para jovens leitores descobrirem as tradições desse povo fascinante, desde seu modo de viver, crenças e ambiente, até sua organização social, com grupos e funções definidos. Todos os elementos são reunidos no fio de uma deliciosa narrativa de desenhos envolventes, que mesclam perfeitamente a ação e o cenário. As cores, quentes e suaves, complementam a ambientação.

Os jovens leitores vão descobrir, nessa história sobre a amizade entre dois meninos e as tradições de um povo, uma cultura bastante diferente da nossa. Na mesma linha de O Apanhador de Nuvens, a Editora Nemo publicará este ano mais dois títulos, cada um com uma história completa, passada em diferentes lugares e culturas da Terra.

Sobre os roteiristas – Béka é o pseudônimo da dupla francesa integrada por Bertrand Escaich e Caroline Roque. Ele nasceu em 1973, em St-Girons, e ela, em 1975 em Perpignan. Ela fazia seu doutorado em Biologia enquanto ele já escrevia roteiros para quadrinhos. Quando vence um concurso de arte em Toulouse com um de seus romances, ela abandona de vez as ciências. Unidos pela paixão pelas danças africanas, Caroline e Bertand criaram juntos várias séries de sucesso que já ultrapassaram um milhão de exemplares vendidos. Ambos também têm trabalhos em separado, pelos quais foram premiados.

Sobre o desenhista – Marc Armspach, conhecido como Marko, nasceu em 1969 em Bordeaux. Ilustrador e produtor audiovisual, foi vencedor do prêmio “Jovens autores” do Salão de Artes, em 2001 e, em 2003, tem outro trabalho premiado: o álbum “Garxot”, vencedor do Festival Mediterrâneo de Ajaccio, co-produzido com Asisko Urmeneta. Em 2009, seu álbum “Godillots” recebe o prêmio “melhor álbum” no Salão de Bédécines. Em seguida lança-se em uma turnê mundial com os Béka pela coleção Geo.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.