Grupo editorial autêntica

 

Release - A diversidade cultural vai ao cinema

01/01/2007  —  Assessoria de Comunicação

A sala é escura. Lá as pessoas vão ao encontro de imagens e vozes refletidas e transmitidas por uma tela. Porém, mais do que cores formas e entonações, elas se deparam com histórias e estórias que cutucam o sentir. O cinema fascina. Inês Assunção de Castro Teixeira e José de Sousa Miguel Lopes sabem disso. Organizadores de A diversidade cultural vai ao cinema, da Editora Autêntica, eles tiveram um propósito bem definido para se pensar a sétima arte: a diversidade cultural. Os autores se debruçaram em quatorze filmes produzidos em lugares distintos como Japão, Estados Unidos, Inglaterra, Brasil, Alemanha e Cuba.

Tendo como ponto de partida o cenário marcado pela heterogeneidade e pelos desdobramentos da globalização, os autores lançam luzes aos mais variados temas: multiculturalismo das diferenças de raça, gênero, etnia, sexuais, etárias, geracionais, religiosas, morais e regionais, só para citar alguns. Muitas vezes no interior de um mesmo país diferentes conceitos e tradições são apresentados. Qual será a espessura das fronteiras que mais do que separar geograficamente os países permitem que as culturas mantenham sua ‘aura’, sem que se alterem por meio dos diálogos com o diferente? Este livro vai ajudar você a elucidar essa questão. A dar um passo à frente no que diz respeito à reflexão sobre a diversidade cultural. E o cinema é uma fonte riquíssima para se pensar esse tema. Aliás, mais do que um tema trata-se de um dos mais característicos elementos da contemporaneidade. A Alemanha que vive a crise da queda do muro de Berlim, as contradições entre um mongol e um russo, as tensões entra a cultura tradicional mongol e a modernização de costumes ligados ao uso de preservativos e controle de natalidade e a intolerância e desigualdade em Cuba são questões bem atuais, mas que se tornam atemporais na medida em podem ser apresentadas às futuras gerações por meio do Cinema.

Este livro faz parte da Coleção Cinema, Cultura e Educação e é um registro rico para professores dos ensinos médio e universitário, para todos aqueles que querem dedicar um tempo a pensar no mundo em que vive e para os amantes da sétima arte. Os títulos anteriores são: A escola vai ao Cinema e A mulher vai ao Cinema. Assim como nos outros títulos da Coleção, os autores acreditam que o Cinema deve ser usado nas salas de aula como ferramenta de Educação, como prática pedagógica, como catalisador de reflexões.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de imprensa pelo e-mail imprensa@autenticaeditora.com.br ou pelo telefone (31) 3214-5700

Voltar

TV Autêntica YouTube



Blog do Grupo Autêntica


Selo Autêntica

A Autêntica, criada em 1997 com foco em publicações acadêmicas, se consolidou no mercado editorial brasileiro ao longo desse período, tornando-se hoje uma editora aliada dos educadores, pesquisadores e demais envolvidos com a educação

Selo Gutenberg

A Gutenberg foi criada em 2003 para abarcar livros de interesse geral e de ficção. Atualmente tem em seu catálogo 113 títulos, com destaque para a série best-seller Fazendo meu Filme, de Paula Pimenta, sucesso em todo o Brasil.

Selo Nemo

A Editora Nemo foi criada para abarcar as obras de quadrinhos. A proposta da Editora é reunir em seu catálogo, que já possui 42 álbuns, nomes mundialmente consagrados das HQs e autores brasileiros contemporâneos.

Newsletter

Cadastre-se para receber o Autenticando, informativo mensal da Autêntica Editora.

TELEVENDAS 0800 28 31 322 ATENDIMENTO NACIONAL

International calls: +55 11 3034-4468
Rua Aimorés, 981, 8º andar, Funcionários, Belo Horizonte/MG, CEP 30140-071, Tel. (31) 3214-5700
Av. Paulista, 2073, Conjunto Nacional, Horsa I, 23º andar , Conj. 2301 Cerqueira Cesar, São Paulo-SP,
CEP 01311-940, Tel. (11) 3034-4468

© Autêntica Editora Ltda 2013