Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Release - Literatura & Educação

01/01/2007 — Assessoria de Comunicação

Como se não bastasse a nossa dificuldade crônica para eliminar o analfabetismo adulto (segundo o IBGE, 14,6 milhões de pessoas com mais de 15 anos não sabem ler e escrever, algo em torno de 10% da população adulta), cabe lembrar outros dois graves problemas educacionais: o analfabetismo funcional e o analfabetismo literário. No primeiro caso, suas vítimas, mesmo incluídas oficialmente entre os alfabetizados, mal conseguem interpretar um texto simples, sofrem para escrever algumas linhas de um relatório, de um e-mail, não têm o hábito de consultar o dicionário, possuem vocabulário restrito, atrapalham-se na ortografia, tropeçam na pontuação, enrolam-se na sintaxe. Não “funcionam” plenamente como leitores. Não “funcionam” como trabalhadores da palavra (e toda profissão requer um trato consciente com a palavra).

Já o analfabeto literário é aquele que, mesmo ostentando diploma universitário ou tendo fácil acesso à literatura torce o nariz diante da prática literária. Isso é o que pode ser percebido no livro Literatura & Educação, de Gabriel Perissé. De acordo com o autor, um professor, uma professora (independentemente da matéria que ministrem) alheios às grandes contribuições da literatura, não têm o direito de queixar-se de que seus alunos demonstrem um repertório intelectual limitado, insensibilidade para certos aspectos da existência humana, imaturidade emocional. Não seriam os professores os melhores exemplos do quanto pode a literatura nos humanizar? Os professores e educadores que estejam mergulhados no mundo literário ajudarão as crianças e os jovens a se tornarem leitores mais críticos, apreciadores da prática literária, o que por conseqüência afeta também a prática da escrita, a sensibilidade para as relações interpessoais e a formação mais humana.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.