Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Release - Educação a Distância online

01/01/2007 — Assessoria de Comunicação

Lançamento da Autêntica Editora, o livro Educação a distância online contempla a discussão sobre a educação mediada por interações via internet e tecnologias associadas. Marcelo de Carvalho Borba, Ana Paula dos Santos Malheiros e Rúbia Barcelos Amaral Zulatto tratam da formação de professores, de como a Matemática se modifica com a internet e apresentam, ainda, exemplos que ilustram essas possibilidades em diferentes modelos de cursos. Para eles, “o acesso à informática em geral, e à internet, em particular, tem se tornado algo tão importante quanto garantir lápis, papel e livro para todas as crianças”. Reconhecendo que é necessário mais do que propor o acesso à internet, os autores acreditam que é fundamental que professores e educadores compreendam como os processos educacionais se dão quando a internet se torna protagonista.

“Não se trata de propor que o acesso à internet resolverá os problemas de desigualdade que se acumulam em países como Brasil há séculos, ou há décadas, dependendo da ótica que se queira tomar, mas, sim, de entender que ele é análogo ao que representou o acesso à escola no passado, e ainda hoje representa quando se pensa no ingresso à escola de qualidade”, sinalizam os autores.

Saber lidar com a internet no contexto educacional é o desafio proposto neste livro. Nele os autores apresentam resultados de mais de oito anos de experiência e pesquisas em Educação a Distância online (EaDonline), com exemplos de cursos ministrados para professores de Matemática. Além de cursos, outras práticas pedagógicas como comunidades virtuais de aprendizagem e o desenvolvimento de projetos de Modelagem realizados a distância são descritas.

Ainda que os três autores deste livro sejam da área de Educação Matemática, algumas das discussões nele apresentadas, como formação de professores, o papel docente em EaDonline, além de questões de metodologia de pesquisa qualitativa, podem ser adaptadas a outras áreas do conhecimento. Nesse sentido, esta obra se dirige àquele que ainda não está familiarizado com a EaDonline e também àquele que busca refletir de forma mais intensa sobre sua prática nessa modalidade educacional.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.