Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Professores driblam as dificuldades no aprendizado da Estatística

05/01/2012 — Assessoria de Comunicação - Pluricom

A Estatística é hoje uma disciplina obrigatória em diversos campos de formação acadêmica. Além das Ciências Exatas, ela se difundiu como ferramenta para estudo e análise de objetos de pesquisa científicos nas Ciências Sociais, Humanas, Biomédicas e na área de Saúde. Não só nos cursos superiores, a abordagem estatística cresceu também nos ensinos fundamental e médio. Sua importância e amplitude, entretanto, não diminuíram o temor que muitos alunos enfrentam. A partir desta dificuldade, pesquisadores passaram a investigar como se dão o ensino e a aprendizagem da Estatística, dando origem a uma nova área de atuação pedagógica: a Educação Estatística. É o que trata o livro Educação Estatística: teoria e prática em ambientes de modelagem matemática, lançado pela Autêntica Editora.

Para ajudar professores a abordar de forma fácil o assunto dentro da sala de aula, os autores Celso Ribeiro Campos, Maria Lúcia Lorenzetti Wodewotzki e Otávio Roberto Jacobini, doutores em Educação Matemática, apresentam nesta obra um estudo aprofundado da Educação Estatística, mostrando os elementos mais importantes da disciplina, quais aspectos devem ser valorizados no seu ensino e quais formas pedagógicas podem contribuir para minimizar os problemas de aprendizagem. Além disso, refletem sobre a teoria e a prática da Educação Estatística, relacionando-as com os ambientes de Modelagem Matemática e com a Educação Crítica. O leitor também vai encontrar vários projetos de ensino de Estatística desenvolvidos em sala de aula.

A obra faz parte da coleção Tendências em Educação Matemática, que já conta com mais de 20 títulos, que buscam suprir a demanda por textos dirigidos a professores e pesquisadores, estreitando as interações entre a Universidade que produz pesquisa e os diversos cenários onde se realiza a Educação Matemática.

Sobre os autores – Celso Ribeiro Campos é doutor em Educação Matemática pela Unesp-Rio Claro. Também é autor do livro Matemática Financeira, lançado em 2010. Maria Lúcia Lorenzetti Wodewotzki é doutora em Ciências pela antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Rio Claro e professora do programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Unesp-Rio Claro. Otávio Roberto Jacobini é matemático, engenheiro e professor de Estatística da PUC-Campinas.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.