Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Platão discute os saberes da poesia e da filosofia em um de seus diálogos de juventude

20/08/2011 — Assessoria de Comunicação - Pluricom

Platão é conhecido como o filósofo que excluiu o poeta da cidade ideal. Pelo menos é essa a impressão de quem parte da leitura de seu mais célebre diálogo, A República. Mas outra impressão da relação entre filosofia e poesia, bastante diversa daquela, terá o leitor que percorrer as páginas do Íon, um dos primeiros diálogos escritos por Platão. Na aurora do pensamento grego, o filósofo é uma figura nova do saber que tem de se destacar frente a uma figura do saber muito mais antiga: o poeta. Em Platão, o embate entre poesia e filosofia é decisivo e comparece nos textos do filósofo pelo menos desde o Íon, que acaba de ganhar nova e acurada tradução, assinada por Cláudio Oliveira. A obra, em encadernação de luxo e edição bilíngue (grego-português), é lançamento da Autêntica Editora.

O trabalho rigoroso de tradução a partir do grego procura elucidar o leitor sobre a etimologia e a polissemia das palavras, bem como sobre os jogos gramaticais, semânticos e sintáticos, muitos deles preservados na transição para o português. “O esforço foi duplo: aproximar o máximo possível a língua portuguesa (sem perda para esta última) da língua grega, mas, além disso, aproximar a tradução o máximo possível do modo como Platão habita essa língua, do modo como, na aurora do pensamento, ele faz a filosofia habitar essa língua, ao mesmo tempo que a faz habitar pela primeira vez uma língua (e nessa tarefa esta tradução se quis uma rapsódia de Platão, como Íon se quer um rapsodo de Homero)”, descreve Oliveira.

O posfácio assinado Alberto Pucheu contribui sobremaneira para a compreensão do impacto desse diálogo, muitas vezes considerado apócrifo ou de menor importância, nos debates sobre artes e filosofia através dos séculos. Discutindo a tradução de Friedrich Stolberg e a crítica de Goethe a ela, Pucheu traz aproximações entre Platão e a comédia. Entre os diversos filósofos que trabalharam o Íon, ele destaca Heidegger, Kierkegaard e Nietzsche, e apresenta ainda algumas interpretações contemporâneas, que o estudioso mais dedicado poderá agora analisar a partir de sua própria leitura.

Sobre o autor – Platão, filósofo, matemático e exímio escritor do período clássico da Grécia Antiga, foi o fundador da Academia em Atenas. Juntamente com seu mentor, Sócrates, e seu pupilo, Aristóteles, Platão ajudou a construir os alicerces da filosofia ocidental. Escreveu, principalmente, na forma de diálogos: trinta e cinco diálogos e treze cartas são creditadas tradicionalmente a ele, embora os estudiosos modernos discutam a autenticidade de pelo menos algumas destas obras.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.