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Os 50 "mais-mais" (Gazeta Digital)

01/01/2010 — Leidiane Montfort, Gazeta Digital

Carros, vestidos, sapatos e cadeiras fazem parte da história da sociedade e têm mudado tendências e influenciado comportamentos. A moda por exemplo, é um fenômeno que ultrapassa modelos que são apresentados nas passarelas e ganham as ruas. Para entender um pouco mais sobre isso, a Autêntica Editora acaba de lançar no Brasil uma coleção sobre os 50 vestidos, sapatos, carros e cadeiras que mudaram o mundo. São 4 volumes que contam a história dessas peças e os seus reflexos econômicos e sociais até os dias atuais.

Na obra Fifty Dresses That Changed the World (Os 50 vestidos que mudaram o mundo), constam ícones internacionais, como o New look, da Dior (1947), e o Mondrian, de Yves Saint Laurent (1965). Eles aparecem misturados a vestidos usados por celebridades dentro e fora das telas, como o esvoaçante frente única branco de Marilyn Monroe, no filme O pecado Mora ao Lado, o pretinho básico Givenchy imortalizado por Audrey Hepburn, em Bonequinha de Luxo – que, aliás, é a capa da publicação -, e ainda o vestido de noiva usado por Lady Di em seu casamento com príncipe Charles, e ainda o longo de Julia Roberts no Oscar de 2001.

Do vestido Delphos plissado de 1915 com inspiração grega, ao vestido de LED de Hussein Chalayan de 2007, sobre cada vestido há uma breve referência para que se explorem tanto o que conferiu a ele seu status icônico quanto os estilistas que lhe proporcionaram um lugar especial na história do design.

Sapatos- Nesses primeiros volumes da série – elaborada pelo Design Museum (Londres) e lançada no Brasil pela Autêntica Editora – são resgatados os 50 modelos mais representativos de cada item citado. Destaque para os sapatos, que passaram por significativas evoluções a cada década.

No livro 50 Sapatos Que Mudaram o Mundo é possível descobrir como o tênis transformou o entendimento de “sapato de uso diário”, criando uma nítida barreira entre gerações. A publicação vai além, explora todo a gama do design de sapatos, mostra como o calçado fascina a imaginação popular desde as Frye Boot, de 1863, passando pelos saltos plataforma de Carmem Miranda, até chegar à Melisa Shoe, de 2008.

O design brasileiro foi homenageado no livro lançado originalmente na Grã-Bretanha. As sandálias da marca Melissa e os chinelos Havaianas aparecem na obra, em meio a outras icônicas criações como o stiletto, a plataforma, os tênis All Star e as sapatilhas de balé. No caso da Melissa, foram elogiadas as silhuetas dinâmicas, a cor intensa e o logotipo exótico dos sapatos de plástico. “As qualidades de um material barato e transitório são celebradas ao invés de vergonhosamente disfarçadas”, aponta o livro.

O capítulo sobre os chinelos de dedo diz que as Havaianas eram “o sapato ideal para explorar a abundância de borracha” no Brasil dos anos 60. A plataforma criada por Salvatore Ferragamo para Carmem Miranda, em 1939, também foi mencionada.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

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