Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Obra da série “Conversas com o Professor” aborda a delicada relação entre o texto e a imagem em livros destinados às crianças

03/05/2011 — ADCom Comunicação Empresarial

O livro infantil apresenta-se como um dos poucos espaços na produção editorial onde a imagem se fez preservada. Em A imagem nos livros infantis – caminhos para ler o texto visual (Autêntica Editora, R$ 39,00, 168 páginas, formato 15,5cm x 22,5cm – 0800 28 31 322), Graça Ramos nos auxilia na intrincada tarefa de compreender o sinuoso percurso no desenvolvimento das imagens nas histórias do livro ilustrado.

Com ilustrações coloridas, os capítulos dessa obra são variados e curiosos, indo desde a origem do interesse da autora pelo assunto, passando pelos questionamentos sobre nossa aprendizagem através de imagens e por exemplos de sucesso na união entre linguagens que assinalam todo o potencial do livro-imagem, até chegar ao desafio com a complexidade na leitura das imagens desenvolvidas com as novas tecnologias midiáticas, já que, agora, o livro fala, canta e se movimenta em uma realidade cada vez mais expandida e controversa.

Considerada obra de auxílio valioso na construção de um pensamento crítico sobre a produção contemporânea de livros para as crianças, “A imagem nos livros infantis – caminhos para ler o texto visual” faz parte da série “Conversas com o professor”, a mesma de “O professor e a Literatura – para pequenos, médios e grandes”, de Ligia Cademartori, premiado como melhor livro teórico no Prêmio Cecília Meireles 2010, da FNLIJ – Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.

A série visa facilitar ao professor do Ensino Fundamental o acesso ao conhecimento produzido pela academia numa linguagem não acadêmica, sem sofisticações teóricas e que leve em conta a vivência e a experiência desse profissional.

Graça Ramos nasceu em Parnaíba (Piauí). É doutora em História da Arte pela Universidade de Barcelona. Formada em jornalismo pela Universidade de Brasília, onde também concluiu o mestrado em literatura brasileira, trabalhou em importantes jornais e revistas brasileiros. É autora de Maria Martins – escultora dos trópicos (Artviva), indicado ao Jabuti 2010, e de Ironia à brasileira – o enunciado irônico em Machado de Assis, Oswald de Andrade e Mario Quintana (Paulicéia). Em parceria com o artista plástico Galeno, assina dois livros destinados a crianças, Vamos voar as trancinhas? e Casa do sabor, ambos publicados pela Autêntica.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.