Grupo editorial autêntica

PROFESSOR, CADASTRE-SE AQUI
 

Livro relata a história de pessoas que superaram grandes traumas

02/09/2010  —  ADCom Comunicação

A coragem que vem de dentro traz relatos de homens e mulheres que sofreram grandes perdas e traumas, mas conquistaram muita sabedoria por meio destas experiências

Histórias de pessoas comuns, que enfrentaram os mais diversos obstáculos, estão reunidas em A coragem que vem de dentro – histórias de pessoas que superaram grandes traumas (Gutenberg, R$ 29,00, 144 páginas, formato 15,5cm x 22,5cm – 0800 28 31 322). O livro narra a trajetória de dez brasileiros que, não se deixando intimidar pelo preconceito, venceram não só as adversidades geradas por uma sociedade que pode ser profundamente cruel, como também as limitações físicas e emocionais, alçando voos acima do esperado por elas próprias. O lançamento está marcado para o dia 21 de setembro, terça-feira, às 19h, na Livraria Leitura – Pátio Savassi, Avenida do Contorno, 6061 – Lojas 235/236 – Savassi, Belo Horizonte.
Para escrever o livro, Staël Gontijo* viajou Brasil afora atrás das mais profundas emoções humanas para brindar o leitor com grandes lições de coragem, perseverança e solidariedade, e confessa nunca antes ter imaginado escrever algo semelhante. “Conheci fracassos, é claro, mas vi gente talentosa inventando saídas, encontrando na dor uma trilha para a transcendência, descobrindo a maestria do otimismo, abrindo caminho rumo à clareza a passos às vezes pequenos e incertos, às vezes súbitos e gigantescos”, declara.

A intenção da obra é apresentar a trajetória de outrem como fonte de aprendizado, já que os homens e mulheres que têm suas histórias narradas ao longo do livro solucionaram problemas de maneira admirável, seguindo fielmente a definição dada pelos psiquiatras para o termo superação: capacidade de interpretar acontecimentos estressantes e incorporá-los dentro de um plano pessoal de metas, transformando-os em algo consistente com o sistema de valores do organismo e não em algo perturbador.

São histórias como da curitibana Christiane Yared que, após recolher seu filho no asfalto num acidente que envolvia um influente político da cidade, criou uma rede de apoio a mães em busca de justiça; o paulistano Luiz Mendes, condenado à pena de 132 anos, autodidata inclusive em francês e finalista no prêmio Jabuti; além de relatos como o de Marcos Rossi, que mesmo sem braços e sem pernas, percorre o país num humor invejável, ministrando palestras, além de praticar mergulho e tocar em escola de samba.

Há ainda histórias como a do jornalista mineiro Oswaldo Braga, que desafiou a suposta estabilidade de um casamento e dois filhos para se unir ao verdadeiro amor de sua vida e, juntos, dirigem uma das maiores ONG’s do país em prol dos direitos homossexuais.

Temas como síndrome do pânico, paraplegia, albinismo, entre outros são apresentados numa narrativa que convida o leitor à análise do “eu” por meio do outro, ao mesmo tempo em que lhe propõe a busca de novas perspectivas pessoal e social.

Histórias com altos e baixos, dramas e sofrimentos quase intransponíveis, com a capacidade de mexer fundo com o leitor, obrigando-o a questionar a própria coragem adormecida. “A coragem que vem de dentro – histórias de pessoas que superaram grandes traumas” resulta do esforço de reunir e integrar aquilo que parece ser um consenso entre os entrevistados a respeito das bases de suas vitórias: Superar é possível, basta acreditar.

Staël Gontijo é jornalista especializada em roteiro e imagem e assessoria de comunicação institucional. Correspondente da revista espanhola Scapada, estreou na literatura com o livro “Cogumelo de Espuma – os bastidores de uma política que mata”, em novembro de 2008. Esgotado no Brasil, a segunda edição do romance foi lançado em 2009 na versão e-book e, neste ano, ganhou sua primeira edição estrangeira, que será lançada em Madri até outubro.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de imprensa pelo e-mail imprensa@grupoautentica.com.br ou pelo telefone (31) 3214-5700

Voltar

TV Autêntica YouTube



Blog do Grupo Autêntica


Autêntica

A Autêntica, criada em 1997 com foco em publicações acadêmicas, se consolidou no mercado editorial brasileiro ao longo desse período, tornando-se hoje uma editora aliada dos educadores e demais envolvidos com a educação

Gutenberg

A Gutenberg foi criada em 2003 para abarcar livros de interesse geral e de ficção. Atualmente tem em seu catálogo 143 títulos, com destaque para a série best-seller Fazendo meu Filme, de Paula Pimenta, sucesso em todo o Brasil.

Nemo

A Editora Nemo foi criada para abarcar as obras de quadrinhos. A proposta da Editora é reunir em seu catálogo, que já possui 65 álbuns, nomes mundialmente consagrados das HQs e autores brasileiros contemporâneos.

Vestígio

A Vestígio é o novo selo editorial do Grupo Autêntica, criado para abarcar romances policiais. A proposta do selo é oferecer aos leitores uma literatura policial de qualidade, com obras consagradas de autores estrangeiros.

 

Belo Horizonte

Rua Aimorés, 981, 8º andar, Funcionários,
Belo Horizonte - MG, CEP 30140-071, Tel. (31) 3214-5700

São Paulo

Av. Paulista, 2073, Conjunto Nacional,
Horsa I, 23º andar , Conj. 2301 Cerqueira Cesar,
São Paulo - SP, CEP 01311-940, Tel. (11) 3034-4468

Rio de Janeiro

Rua Debret, 23, sala 401, Centro
Rio de Janeiro - RJ, CEP 20030-080, Tel. (21) 3179-1975

Newsletter

Cadastre-se para receber a newsletter mensal do Grupo Autêntica.



VENDAS INSTITUCIONAIS
E LICITAÇÕES
+55 31 3465 45 00

TELEVENDAS 0800 28 31 322 ATENDIMENTO NACIONAL
INTERNATIONAL CALLS: +55 11 3034-4468

© Autêntica Editora Ltda 2014